X

Economia

Boa Vista: inadimplência do consumidor cai 0,4% em 2013

A única região que apresentou queda no número de registros de inadimplência em 2013 sobre 2012, contudo, foi o Sudeste (3,4%) - um movimento capaz de trazer o indicador geral para baixo

Publicado em 13/01/2014 às 15:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os registros de inadimplência do consumidor caíram 0,4% em 2013, na comparação com 2012, em todo o País. A apuração, feita pela Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), já desconta todos os efeitos sazonais.

A única região que apresentou queda no número de registros de inadimplência em 2013 sobre 2012, contudo, foi o Sudeste (3,4%) - um movimento capaz de trazer o indicador geral para baixo. Todas as demais apresentaram aumento nos registros na comparação de 2012, com a maior alta registrada no Nordeste (7,2%), seguida pelo Norte (4,7%), Centro-Oeste (2,0%) e Sul (0,4%).

Para a Boa Vista Serviços, a continuidade do aumento do rendimento real, o baixo desemprego e o efeito da queda dos juros são fatores que justificam o recuo na inadimplência em 2013. A instituição também cita a maior seletividade na concessão de crédito por parte dos credores e um cenário de consumidores mais cautelosos.

No último mês do ano, a inadimplência registrou quedas de 4,5% ante novembro e de 1,7% na comparação com dezembro de 2012. O valor médio das dívidas vencidas e não pagas registradas no mês foi de R$ 1.386. Todas as regiões diminuíram o número de registros em dezembro ante novembro, com destaque para as quedas no Nordeste (4,7%) e no Sudeste (5,2%).

Os registros de inadimplência do consumidor caíram 0,4% em 2013, na comparação com 2012, em todo o País (Foto: Divulgação)

Varejo

Quando considerado apenas o setor de varejo, o indicador apresentou queda de 1,2% em 2013 ante 2012, com destaque para queda de 5,4% nos registros de inadimplência na região Centro-Oeste.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Santos foi a primeira cidade do Brasil a celebrar o Dia do Trabalho; entenda

Movimento trabalhista no mundo foi inspiração para cidade portuária, que elevou a manifestação por direitos à nível nacional

Praia Grande

Praia Grande usa peixe Barrigudinho no combate a dengue; entenda

Município também tem reforçado os trabalhos de nebulização com a máquina pulverizadora acoplada ao carro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter