Economia

Black Friday: pesquisa indica que 89% dos brasileiros usam celular para pagar em lojas físicas

A modalidades Pix e mobile payment dominam as transações no varejo; nova pesquisa mostra que 91% das classes C e DE já são totalmente digitais

Giovanna Camiotto

Publicado em 27/11/2025 às 21:21

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Pesquisa mostra que o Brasil se consolida como um país de pagamentos digitais / Pexels

Continua depois da publicidade

Com a proximidade da Black Friday e do Natal, o Brasil se consolida como um país de pagamentos digitais. Uma pesquisa recente encomendada pela Zoop, fintech as a service do iFood, revela que 89% dos brasileiros já utilizam o celular para realizar pagamentos em lojas físicas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Este hábito não se restringe às classes mais altas. Os dados mostram que a penetração do mobile payment é quase universal nas classes com menor poder aquisitivo, sendo utilizado por 91% das classes C e DE.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Com queixas em alta, gigantes do e-commerce viram alvo do Procon antes da Black Friday

• Procon Santos reforça cuidados ao consumidor às vésperas da Black Friday

• Cidade do litoral irá ampliar o esquema de segurança durante a Black Friday

O número se mantém alto, embora ligeiramente inferior, na classe AB, com 85% de adesão. A tendência é ainda mais forte nas compras online, onde 92% dos entrevistados usam o celular para finalizar transações.

Pix consolida liderança

Neste cenário de digitalização, o Pix se mantém firme como o principal e mais utilizado método de pagamento, tanto no comércio online quanto no físico. Enquanto o dinheiro físico perde relevância, os pagamentos digitais por cartões virtuais e carteiras digitais atingem até 40% da população de nível socioeconômico AB, enquanto o Pix mantém seu domínio em todas as faixas.

Continua depois da publicidade

O estudo também destaca o crescimento da autonomia digital do consumidor e do vendedor:

  • 52% dos brasileiros já realizaram pagamentos utilizando o celular do vendedor como uma maquininha (função Tap to Pay).
  • 31% já usaram o próprio celular para receber um pagamento.

Cesario Martins, CEO da Zoop, vê essa tendência como um motor para o comércio de fim de ano. A empresa acredita que a crescente digitalização deve impulsionar as vendas da Black Friday e do Natal, consolidando o pagamento móvel como principal meio de transação no país.

A pesquisa, realizada pela PiniOn em setembro de 2025, garante abrangência por região, gênero e idade, sendo o celular o dispositivo mais usado para pagamentos por aproximação em 98% dos casos.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software