Economia
A modalidades Pix e mobile payment dominam as transações no varejo; nova pesquisa mostra que 91% das classes C e DE já são totalmente digitais
Pesquisa mostra que o Brasil se consolida como um país de pagamentos digitais / Pexels
Continua depois da publicidade
Com a proximidade da Black Friday e do Natal, o Brasil se consolida como um país de pagamentos digitais. Uma pesquisa recente encomendada pela Zoop, fintech as a service do iFood, revela que 89% dos brasileiros já utilizam o celular para realizar pagamentos em lojas físicas.
Este hábito não se restringe às classes mais altas. Os dados mostram que a penetração do mobile payment é quase universal nas classes com menor poder aquisitivo, sendo utilizado por 91% das classes C e DE.
Continua depois da publicidade
O número se mantém alto, embora ligeiramente inferior, na classe AB, com 85% de adesão. A tendência é ainda mais forte nas compras online, onde 92% dos entrevistados usam o celular para finalizar transações.
Neste cenário de digitalização, o Pix se mantém firme como o principal e mais utilizado método de pagamento, tanto no comércio online quanto no físico. Enquanto o dinheiro físico perde relevância, os pagamentos digitais por cartões virtuais e carteiras digitais atingem até 40% da população de nível socioeconômico AB, enquanto o Pix mantém seu domínio em todas as faixas.
Continua depois da publicidade
O estudo também destaca o crescimento da autonomia digital do consumidor e do vendedor:
Cesario Martins, CEO da Zoop, vê essa tendência como um motor para o comércio de fim de ano. A empresa acredita que a crescente digitalização deve impulsionar as vendas da Black Friday e do Natal, consolidando o pagamento móvel como principal meio de transação no país.
A pesquisa, realizada pela PiniOn em setembro de 2025, garante abrangência por região, gênero e idade, sendo o celular o dispositivo mais usado para pagamentos por aproximação em 98% dos casos.
Continua depois da publicidade