X
Economia

Bares esperam retomar vendas da cerveja mais cara no verão

A aposta dos bares e restaurantes deve continuar sendo as cervejas em garrafas de 600 ml, formato tradicional nesse tipo de estabelecimento

O consumidor voltou a sair de casa para consumir cerveja e está gastando mais. Com a vacinação contra a Covid-19 avançada e os números de mortes pela doença em queda no Brasil, os hábitos considerados indulgências voltam a tomar espaço no dia a dia. Mas o verão 2022 será de cerveja mais cara. No fim de setembro, a Ambev, maior cervejaria do país, dona de marcas como Skol, Brahma e Antarctica, anunciou aumento entre 5% e 6% no preço das cervejas, incluindo embalagens descartáveis. Em setembro, a Ambev anunciou um aumento no preço da cerveja.

A aposta dos bares e restaurantes deve continuar sendo as cervejas em garrafas de 600 ml, formato tradicional nesse tipo de estabelecimento. Outros formatos de garrafas e bebidas premium em lata também ganham espaço, mas devem aparecer apenas de maneira complementar.

"Está todo mundo muito endividado, com o nível de consumo ainda sofrendo muito com emprego e renda fracos", diz Percival Maricato, presidente do conselho estadual da Abrasel-SP (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo), o que justifica a predileção pelas garrafas de 600 ml.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Ainda assim, Maricato espera que o movimento chegue a dobrar em alguns estabelecimentos. "A pandemia também fez com que as pessoas queiram voltar a se ver, a se encontrar", diz.

Nos bares e restaurantes, as expectativas para os meses de novembro e dezembro são de casa cheia, especialmente naqueles de funcionamento noturno. O fim das restrições, a melhora nos números da pandemia e o pagamento do 13º salário são fatores favoráveis à movimentação da vida noturna.

Eliana Cassandre, diretora de marketing do grupo Petrópolis, dono da Itaipava, acredita que haverá um equilíbrio no consumo de cerveja entre bares e o supermercado (autosserviço). "O bar é um ambiente de entretenimento, do qual as pessoas ficaram muito tempo afastadas, mas agora estão voltando a frequentar para se relacionar, trocar ideias, rever os amigos, viver novas histórias", afirma.

A cervejaria preparou lançamentos para o fim de ano. Nesta quinta-feira (18), apresentou em Salvador (BA) a Itaipava 100% Malte, produzida apenas com água, lúpulo e maltes de cevada. O lançamento sai em garrafas retornáveis de 1 litro, 600 ml e 300 ml, latas de 269ml, 350ml (sleek) e 473 ml, além de long neck.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Após três décadas, servidora de São Vicente se aposenta e ganha despedida surpresa

Dona do melhor café, de acordo com seus colegas de trabalho, Hercília foi pega de surpresa com uma despedida de agradecimento pelos serviços prestados

Brasil

Milton Neves perde R$ 17 milhões após golpe de funcionário

O apresentador revelou que o rapaz era seu braço direito e conterrâneo da cidade de Muzambinho, no sul de Minas Gerais

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software