Economia

Atividade econômica inicia terceiro trimestre em leve queda, segundo BC

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) recuou 0,02% em julho na comparação com junho. Em relação ao mesmo mês do ano passado, a queda foi de 4,25%

Publicado em 21/09/2015 às 12:35

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Após registrar três trimestres seguidos de baixa, a atividade econômica iniciou o terceiro trimestre de 2015 em ligeira queda.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) recuou 0,02% em julho na comparação com junho. Em relação ao mesmo mês do ano passado, a queda foi de 4,25%.
O indicador acumula ainda retração de 2,74% no ano e de 1,93% em 12 meses.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Debêntures incentivadas ampliam vantagem com elevação do juro

• Japão aciona OMC contra política de incentivos fiscais do Brasil

• Bank of China: dificuldades não atrapalharão investimentos chineses no Brasil

O IBC-Br serve como referência para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses.

Entre os dados utilizados no cálculo do indicador estão os números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre produção industrial, vendas no varejo e atividade no setor de serviços.

Continua depois da publicidade

Dados do PIB (Produto Interno Bruto), medido pelo IBGE, e também do IBC-Br indicam que a economia brasileira está em recessão desde o ano passado. 

Reportagem da Folha de S.Paulo deste sábado (19) mostrou que dados recentes da economia real indicam que a situação do país tende a piorar até o fim do ano. Encomendas de insumos essenciais para a produção, como energia e embalagens, continuam em queda em relação ao ano passado e a meses anteriores deste ano.

Segundo o BC, com o processo de ajuste macroeconômico em curso, a taxa de crescimento do PIB mostra que o ritmo de expansão da atividade neste ano será inferior ao seu potencial. Esse processo, para a instituição, está sendo intensificado pelas incertezas geradas por eventos não econômicos, como a operação Lava Jato.

Continua depois da publicidade

Para voltar a crescer, no entanto, o BC avalia que é necessário recuperar a confiança de empresas e consumidores na economia, por meio, por exemplo, da queda da inflação e da melhora nos indicadores das contas públicas.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software