X

Economia

Aposentados de Praia Grande podem solicitar desconto no IPTU de 2023

Prefeitura também concede isenção do imposto a deficientes e ex-combatentes

Da Reportagem

Publicado em 02/05/2022 às 11:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

iptu praia grande / REPRODUÇÃO / PMPG

Continua aberto o prazo para aposentados e pensionistas de Praia Grande solicitarem o desconto de IPTU para o ano de 2023. Deficientes e ex-combatentes também podem solicitar isenção do imposto. Para a solicitação, basta comparecer na Prefeitura de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h com a lista de documentos necessários. Deve comparecer na Prefeitura apenas quem vai requerer o desconto ou a isenção pela primeira vez. Quem já possui o benefício, a renovação será automática, assim como ocorreu em 2020 e 2021.

O desconto de IPTU é concedido aos munícipes que atendem aos requisitos do art. 28 da lei complementar 574/2010, entre eles é preciso residir no Município há mais de dois anos. Para os aposentados que possuem rendimento entre 1 e 5 salários mínimos a redução no IPTU é de 60% e, para os que recebem entre 5,01 e 10 salários mínimos a redução é de 30%.

Já a isenção, é concedida a deficientes e ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial que tenham participado ativamente em operações bélicas da Força Expedicionária Brasileira, e ainda aos participantes ativos da Revolução Constitucionalista de 1932, possuidores de um único imóvel.

O secretário de Finanças, Cristiano Mola, menciona. “O desconto e a isenção são direitos dos contribuintes de Praia Grande e a Sefin está à disposição para esclarecimentos. A intenção da Prefeitura é divulgar e facilitar o acesso ao benefício, para que mais munícipes sejam contemplados. Até o momento, a Sefin contabiliza 505 pedidos, mas o prazo para a solicitação segue aberto até o final do mês de junho”.

A lista de documentos e outras dúvidas a respeito dos benefícios podem ser solicitadas através do WhatsApp da Sefin 34962275. E, apesar da opção do atendimento no Paço (com senha ou agendado através do site), também existe a possibilidade de solicitar através do email. Para redução de IPTU a aposentados e pensionistas, o email é [email protected]. Já o pedido de isenção para deficientes e ex-combatentes, o endereço de email é [email protected].

Divulgação

Para facilitar a divulgação dos benefícios de redução e isenção de IPTU aos contribuintes, a Sefin prepara um material explicativo sobre a solicitação. O panfleto com informações das regras e contatos oficiais serão distribuídos em diversos espaços públicos municipais.

INSS

A Prefeitura continua com uma parceria com a Previdência Social (INSS). Às terças e quintas-feiras, um funcionário do INSS faz plantão no Paço Municipal, das 9h às 13h, para orientação e auxílio na emissão do demonstrativo de pagamento e informe de rendimentos, um dos documentos necessários para a solicitação da redução de IPTU.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter