X

Economia

Aposentados de Praia Grande podem solicitar desconto no IPTU de 2023

Prefeitura também concede isenção do imposto a deficientes e ex-combatentes

Da Reportagem

Publicado em 02/05/2022 às 11:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

iptu praia grande / REPRODUÇÃO / PMPG

Continua aberto o prazo para aposentados e pensionistas de Praia Grande solicitarem o desconto de IPTU para o ano de 2023. Deficientes e ex-combatentes também podem solicitar isenção do imposto. Para a solicitação, basta comparecer na Prefeitura de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h com a lista de documentos necessários. Deve comparecer na Prefeitura apenas quem vai requerer o desconto ou a isenção pela primeira vez. Quem já possui o benefício, a renovação será automática, assim como ocorreu em 2020 e 2021.

O desconto de IPTU é concedido aos munícipes que atendem aos requisitos do art. 28 da lei complementar 574/2010, entre eles é preciso residir no Município há mais de dois anos. Para os aposentados que possuem rendimento entre 1 e 5 salários mínimos a redução no IPTU é de 60% e, para os que recebem entre 5,01 e 10 salários mínimos a redução é de 30%.

Já a isenção, é concedida a deficientes e ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial que tenham participado ativamente em operações bélicas da Força Expedicionária Brasileira, e ainda aos participantes ativos da Revolução Constitucionalista de 1932, possuidores de um único imóvel.

O secretário de Finanças, Cristiano Mola, menciona. “O desconto e a isenção são direitos dos contribuintes de Praia Grande e a Sefin está à disposição para esclarecimentos. A intenção da Prefeitura é divulgar e facilitar o acesso ao benefício, para que mais munícipes sejam contemplados. Até o momento, a Sefin contabiliza 505 pedidos, mas o prazo para a solicitação segue aberto até o final do mês de junho”.

A lista de documentos e outras dúvidas a respeito dos benefícios podem ser solicitadas através do WhatsApp da Sefin 34962275. E, apesar da opção do atendimento no Paço (com senha ou agendado através do site), também existe a possibilidade de solicitar através do email. Para redução de IPTU a aposentados e pensionistas, o email é [email protected]. Já o pedido de isenção para deficientes e ex-combatentes, o endereço de email é [email protected].

Divulgação

Para facilitar a divulgação dos benefícios de redução e isenção de IPTU aos contribuintes, a Sefin prepara um material explicativo sobre a solicitação. O panfleto com informações das regras e contatos oficiais serão distribuídos em diversos espaços públicos municipais.

INSS

A Prefeitura continua com uma parceria com a Previdência Social (INSS). Às terças e quintas-feiras, um funcionário do INSS faz plantão no Paço Municipal, das 9h às 13h, para orientação e auxílio na emissão do demonstrativo de pagamento e informe de rendimentos, um dos documentos necessários para a solicitação da redução de IPTU.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

'Vovô do iFood' é atropelado em Guarujá e motociclista morre na hora

Os dois se envolveram em um acidente na Avenida dos Caiçaras, no bairro Jardim Las Palmas, no final da tarde deste domingo (05)

ESTÁ EM MANAUS

Bolsonaro volta a buscar hospital por causa de dores no abdômen

Ex-presidente já tinha ficado internado por causa de um quadro de erisipela, entre sexta-feira e sábado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter