08 de Maio de 2024 • 19:53
Economia
Da alta de 0,57%, os alimentos e as bebidas respondem por 0,21 ponto porcentual. No mês, o grupo de alimentação e bebidas subiu 0,84%, contra taxa de 0,70% na apuração de outubro
O grupo de alimentação e bebidas acelerou na passagem de outubro para novembro e gerou o maior impacto sobre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) de novembro. Da alta de 0,57%, os alimentos e as bebidas respondem por 0,21 ponto porcentual. No mês, o grupo de alimentação e bebidas subiu 0,84%, contra taxa de 0,70% na apuração de outubro.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o maior impacto individual veio do item carnes, cuja alta de 2,34% significou acréscimo de 0,06 ponto porcentual na taxa. Na sequência vieram a refeição consumida em restaurante, com alta de 0,83%, e o tomate, que ficou 23,36% mais caro. Cada um desses itens produziu impacto de 0,04 ponto porcentual.
Além desses, ficaram mais caros o macarrão (2,15%) e o pão francês (1,09%). No grupo das despesas pessoais, que subiu 0,68% no IPCA-15 de novembro, o item empregado doméstico teve alta de 0,97% e se destacou com impacto de 0,04 ponto porcentual. O cigarro, que teve reajuste médio de 13% a partir de 2 de novembro nas regiões pesquisadas pelo IBGE, avançou 1,15%. As passagens aéreas subiram 6,56% exerceram a principal influência no grupo transportes, que avançou 0,39%, contra alta de 0,08% no mês anterior.
Os combustíveis também empurraram o indicador para cima, com alta de 0,31% no preço da gasolina e de 1,02% do etanol. As passagens de ônibus interestaduais também ajudaram, com alta de 3%. Além desses grupos, aceleraram na passagem do mês vestuário (0,96%, ante 0,88%), saúde e cuidados pessoais (0,39%, ante 0,35%), educação (0,09%, ante 0,06%) e comunicação (0,28%, ante 0,03%). Na contramão, desaceleraram os grupos habitação (0,50%, ante 0,67%) e artigos de residência (0,55%, ante 0,97%).
Santos
'013 Raiz' oferece mix diversificado de ingredientes à granel e outros itens para alimentação saudável em ambiente aconchegante, com cafeteria de frente para Orla.
Nacional
Hoon vem ao país como parte na campanha de divulgação do dorama 'A Vingança do Casamento Perfeito'