X

Divertida

Gramado, uma das cidades mais bonitas do Brasil

Localizada na serra gaúcha, na Região das Hortênsias, é um destinos preferidos no inverno

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 07/07/2013 às 23:42

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Deu vontade de passear e curtir as delícias do inverno? Então o seu destino é Gramado, considerada um dos destinos preferidos nesta época do ano. Se bem que a cidade é bonita e acolhedora sempre, o ano inteiro.

Localizada na serra gaúcha, carrega a marca da colonização alemã e italiana, tanto na aparência do seu povo, como na arquitetura e na gastronomia; e ainda oferece um espetáculo único na época em que as hortênsias florescem. É de tirar o fôlego, só vendo mesmo para maravilhar-se diante do quadro azul que se destaca entre os prédios e casas.

Também chamada de “sala de estar do Estado do Rio Grande do Sul”, dada a suas belezas naturais, a cidade está preparada para receber cerca de 300 mil turistas por mês, durante os meses de julho e agosto. É o inverno que atrai a atenção das pessoas acostumadas ao clima tropical e que gostam de sentir-se um pouquinho mais perto da Europa, algo fácil quando se está na serra gaúcha.

Hospedagem não é problema. Pode-se dizer que todos os hotéis oferecem vistas maravilhosas, apartamentos confortáveis e excelente comida. Gramado conta com centenas hotéis e pousadas, que somam 11 mil leitos. A Região das Hortênsias também se beneficia com os atrativos de Gramado, pois recebem muitos turistas que apreciam Gramado e as cidades vizinhas. A alta gastronomia, o chocolate quente, os pratos típicos da cultura gramadense e os saborosos fondues agradam o paladar dos turistas, que quando vem à cidade, já planejam uma próxima visita.

As hortênsias são a marca registrada da cidade de Gramado (Foto: GB Imagem)

Em Gramado, tudo acontece a partir da Avenida Borges de Medeiros, uma via que corta o centro da cidade de ponta a ponta. Outra via muito popular é a Avenida das Hortênsias, é nela que estão o Museu do Perfume; no mesmo lugar estão a fábrica, a loja e o museu numa profusão de odores que começam com os odorizantes de ambientes, cosméticos, produtos de maquiagem e deo-colônias, é claro. Tudo de fabricação própria. No museu, o visitante vai conhecer um pouco sobre a história do perfume e deliciar-se com a exposição de quase 500 frascos de perfumes internacionais.

Um pouco mais adiante, ainda na Avenida das Hortênsias, está o Museu do Chocolate. Delicioso. Além de conhecer a história da Prawer, a primeira indústria de chocolate caseiro do Brasil, tem degustação e informações sobre a história do cacau e fabricação do chocolate. É aqui que você vai querer comprar presentes para a família inteira e aproveite que é inverno, temperatura ideal para conservar o chocolate até chegar em casa, de volta.

Continuando a nossa rota de gastronomia, a Casa do Colono fica na Praça das Comunicações e é ali que se encontram os chamados “produtos da colônia”, ou seja, aqueles confeccionados pelos descendentes dos imigrantes que preservam as receitas tradicionais assim como a maneira de prepará-las. Quase tudo é assado em forno à lenha o que confere um gosto todo especial. Na Casa do Colono você vai encontrar cuca (uma espécie de pão doce recheado com frutas), cufe (pão recheado com uvas passas e coberto com farofa de canela), vários tipos de bolachas, pães caseiros com aquela crosta bem tostada que só se consegue num forno de barro e uma profusão de geleias de frutas.

O Lago Negro tem profundas águas verdes bem escuras (Foto: GB Imagem)

Imperdível, mas imperdível mesmo é o Lago Negro, reserve um dia inteiro para curtir o local que fica aberto 24 horas. O parque é maravilhoso e circunda um lago concebido por Leopoldo Rosenfeldt que decorou suas margens com árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, por isso o lugar se chama “Lago Negro”, suas águas são profundas e de cor verde bem escuro as quais refletem os pinheiros, as hortênsias e azaleias.

Pela margem toda florida do lago, pode-se caminhar ou andar de bicicleta e deliciar-se com o barulho dos patos e cisnes que moram por ali. É comum eles alçarem voo da água rumo à margem passando rente à cabeça dos visitantes.Os pedalinhos são outra atração que costuma atrair a atenção principalmente das crianças.

É ali que se concentram os artesãos de Gramado, mostrando as mais diversas modalidades, desde cerâmicas moldadas e pintadas à mão aos mais variados tipos de bordados e outros tecidos artesanais.

Falando da programação, no período de 09 a 17 de agosto acontece o 41º Festival de Cinema de Gramado, a cidade fica bem agitada com a presença de celebridades. E o visitante não pode deixar de ir a Rua Coberta, isso mesmo, uma via que possui uma cobertura transparente que protege do frio e da chuva os transeuntes. Ali se faz compras, delicia-se com a gastronomia local e ainda curte apresentações artísticas.

Aliás, o item “compras” merece um destaque à parte. Belíssimas roupas de inverno em couro e lã, objetos de decoração, artes e relógios, principalmente os cucos; são várias as lojas que oferecem estas mercadorias. E tem ainda o artesanato local nas feiras que acontecem no Lago Negro.

Faça seu pacote de viagem e inclua no seu passeio as cidades de Canela, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula e Bento Gonçalves.

Gramado possui um destacado centro comercial e arquitetura típica (Foto: GB Imagem)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

EM SANTOS

Cobertura da quadra de escola da Ponta da Praia será entregue até julho

Escola de Santos atende 460 alunos matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, e ainda conta com 50 vagas para a EJA

Mongaguá

Viatura descaracterizada da PM atropela catador de latinhas na Baixada

Estado de saúde do homem, até o fechamento deste texto, era grave

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter