Diário Online

Um dos monumentos mais antigos do Brasil está no Litoral de SP; saiba como visitar

O local que abriga o monumento se tornou um atrativo turístico e conta com uma estátua de José de Anchieta

Gabriel Fernandes

Publicado em 20/06/2024 às 13:38

Atualizado em 20/06/2024 às 14:03

Comentar:

Compartilhe:

A Fonte da Bica ou Biquinha Anchieta (como é conhecida pelos munícipes), é até hoje um espaço de hidratação / Divulgação/PMSV

Você sabia que São Vicente possui um dos monumentos mais antigos do Brasil? Construída em 1553, próximo a Praça 22 de Janeiro, no centro do município, a Fonte da Bica ou Biquinha Anchieta (como é conhecida pelos munícipes), é até hoje um espaço de hidratação para a população, por conta de haver água potável brotada da própria montanha.

Além da citada, a bica possui outras quatro nascentes, pelas quais, duas delas formam o Rio do Sapateiro ou Rio Sapeiro, por conta da enorme quantidade de sapos que havia na região. Já as outras duas são abastecidas pelo reservatório da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Após ter sido erguida no século XV, o Padre Jesuíta José de Anchieta (1534-1597) não apenas era um dos que bebiam água no local, como também a usava para catequizar os índios da região. Para recordar esta passagem, a fonte possui um painel em cerâmica que retrata exatamente este período. A arte foi de autoria do artista Waldemar Moral Sendin.

Atualmente tombada pelo Conselho Municipal de São Vicente (CONDEPHASV- 2011), o local se tornou um atrativo turístico e conta com uma estátua do próprio José de Anchieta, concebida pelo escultor Francisco Telles (1943-2016).

Mais monumentos

Aos arredores da Bica, também há a presença da Grande Cruz de Pedra Bruta, monumento que homenageia os três padres pioneiros da catequese no Brasil: Manoel da Nóbrega, José de Anchieta e Leonardo Nunes. Assim como a tradicional "Feira dos Doces", que é uma das atrações gastronômicas mais famosas de São Vicente.

Vai visitar?

A Praça 22 de Janeiro fica no centro de São Vicente, e é possível acessá-la pelas avenida Governador Pedro de Toledo e Presidente Getúlio Vargas.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Santos terá museu de artes plásticas com entrada gratuita; veja

A expectativa é que obras de Nuno Ramos, Jarbas Lopes e Sergio Romagnolo cheguem a cidade

Diário Mais

Artista usa inteligência artificial e emociona ao mostrar como estariam os Mamonas hoje

Grupo musical morreu em trágico acidente aéreo em 2 de março de 1996

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter