Diário Mais
Esses pequenos répteis costumam sair de seus esconderijos quando o sol se põe, em busca de alimento e, ao contrário do que muitos pensam, sua presença não é sinal de sujeira nem de mau presságio
Apesar de sua aparência causar certo desconforto em algumas pessoas, as lagartixas não representam nenhum risco à saúde humana. / wirestock/freepik
Continua depois da publicidade
Encontrar lagartixas pelas paredes à noite é mais comum do que se imagina. Esses pequenos répteis costumam sair de seus esconderijos quando o sol se põe, em busca de alimento e, ao contrário do que muitos pensam, sua presença não é sinal de sujeira nem de mau presságio.
De acordo com especialistas, as lagartixas são inofensivas e podem, inclusive, ser bastante benéficas dentro de casa.
Continua depois da publicidade
Segundo o herpetólogo Miguel Trefaut Rodrigues, do Instituto de Biociências da USP, o surgimento desses animais está diretamente ligado às boas condições do ambiente e não a qualquer tipo de alerta negativo.
Por serem ectotérmicas (isto é, regulam sua temperatura corporal a partir do ambiente externo), as lagartixas buscam locais que ofereçam calor, abrigo e, claro, alimento.
Continua depois da publicidade
Dica do editor: O que significa evitar o olhar nos olhos durante uma conversa, segundo psicóloga
E elas encontram tudo isso dentro de casas: frestas, tetos, paredes e, principalmente, proximidade com luzes artificiais, que atraem os insetos dos quais elas se alimentam.
Ou seja, uma casa com lagartixas geralmente é um ambiente atrativo para insetos como mosquitos, baratas e pequenas aranhas, e os répteis estão apenas aproveitando esse “banquete”.
Continua depois da publicidade
Apesar de sua aparência causar certo desconforto em algumas pessoas, as lagartixas não representam nenhum risco à saúde humana.
Elas não são venenosas, não atacam e preferem se manter escondidas, agindo principalmente durante a noite.
Mais do que isso: sua presença pode ser um bom sinal. Ao se alimentar de pragas urbanas, elas ajudam naturalmente no controle desses insetos, funcionando como uma espécie de dedetização viva e silenciosa.
Continua depois da publicidade