Eles cruzam a Serra do Mar de cima abaixo e chamam atenção dos moradores de algumas cidades do litoral de SP / Marcio Galdino/Divulgação/Emae
Continua depois da publicidade
Eles cruzam a Serra do Mar de cima abaixo e chamam atenção dos moradores de algumas cidades do litoral de SP, principalmente em dias de céu claro. Os oito longos tubos fincados no meio da mata atlântica mexem com o imaginário de muita gente, inclusive dos turistas.
Há quem acredite que por eles desce petróleo, mas a verdade é que o conjunto de tubulações, que parece ter início em uma espécie de ‘catedral’ no alto da montanha, transporta água para uma das mais antigas usinas hidrelétricas do país, a Henry Borden, em Cubatão.
Continua depois da publicidade
Para visitar o lugar é preciso ir até o parque Caminhos do Mar e seguir seu roteiro histórico, uma caminhada imersa à natureza, tesouros culturais, monumentos, trilhas, cachoeiras e belezas de tirar o fôlego.
Basta acessar o site Caminhos do Mar e buscar informações sobre datas disponíveis, horários e valores.
Continua depois da publicidade
A Henry Borden ainda gera energia em tempo real e integra o sistema interligado sul-sudeste do Brasil, que distribui eletricidade de forma compartilhada. Se atuasse de forma isolada, a usina teria capacidade de atender uma área com dois milhões de habitantes. A água dos tubos além de gerar energia, também auxilia no abastecimento da Estação de Tratamento da Sabesp em Cubatão.