Diversos no formato, na cor e no sabor, muitos vegetais que consumimos diariamente têm a mesma origem botânica / Unsplash/Nathan Dumlao
Continua depois da publicidade
Com os diversos benefícios fornecidos pelos vegetais, estes são cada vez mais importantes à uma alimentação saudável e altamente nutritiva. Em milhares de casas ao redor do mundo, muitas pessoas cozinham brócolis, repolho ou couve-flor para refeições diárias, pensando que são produtos diferentes. Contudo, um artigo inglês mostrou que, na realidade, os alimentos em questão provém da mesma planta.
Continua depois da publicidade
Ainda segundo a matéria, isso se deve porque os itens mencionados pertencem à mesma espécie, apesar de serem produtos com diferentes nomes em supermercados ou lojas. Sua origem botânica é denominada "Brassica oleracea", incluindo, do mesmo modo, outros alimentos como a couve, couve-de-bruxelas, entre outros vegetais folhosos.
Todavia, a espécie passou por diferentes mutações antes de chegar aos vegetais que hoje conhecemos. Após diferentes bases genéticas terem se juntado, novas gerações de plantas foram se originando, resultando nos produtos que frequentemente vemos no mercado.
Continua depois da publicidade
Aproveite e leia também: Receita secreta: conheça vegetal que ajuda a emagrecer e melhora a digestão
Apesar de terem, de fato, os mesmo antecedentes, o artigo explica que a principal diferença entre eles - no ponto de vista botânico - são suas características e construções vegetais próprias. Enquanto a couve-flor possui uma estrutura "imatura" e que pode demorar um pouco mais para se desenvolver, o brócolis apresenta caules mais longos e desenvolvidos.
Além disso, ambas possuem excelentes fatores nutricionais: A couve-flor oferece grandes quantidades de vitaminas A, C e K, que contribuem ao fortalecimento do sistema imunológico, proteção da pele e melhoramento do fluxo da circulação sanguínea. Já o brócolis atua na digestão, saúde ósseo e pode até mesmo melhorar as atividades cerebrais, desenvolvendo o raciocínio e a concentração.
Continua depois da publicidade
*O texto contém informações do portal Vinylone