A máquina não viaja fisicamente pelo tempo, mas atua como um compressor de espaço e tempo / Xataka
Continua depois da publicidade
Cientistas chineses acabam de inaugurar um marco tecnológico que parece saído da ficção científica: a CHIEF1900.
Trata-se da centrífuga de hipergravidade mais potente do planeta, uma estrutura colossal instalada na Universidade de Zhejiang que permite aos pesquisadores "acelerar" a história e prever o futuro de grandes construções e fenômenos geológicos em questão de horas.
Continua depois da publicidade
A máquina não viaja fisicamente pelo tempo, mas atua como um compressor de espaço e tempo. Ao girar em velocidades altíssimas, ela gera uma força 1.900 vezes superior à gravidade da Terra.
Dica do editor: A polêmica máquina do Vaticano que teria revelado a crucificação de Jesus.
Continua depois da publicidade
Instalada a 15 metros abaixo do solo para neutralizar vibrações, o complexo custou cerca de US$ 285 milhões. O maior desafio foi evitar que a máquina se desintegrasse devido ao calor e à pressão absurda.
Para isso, os engenheiros criaram um ambiente de vácuo com sistemas de refrigeração inéditos. Para se ter uma ideia, a força gerada é quase mil vezes superior à de uma máquina de lavar industrial.
As aplicações da CHIEF1900 vão muito além da construção civil:
Continua depois da publicidade
Ao abrir as portas da instalação para a comunidade internacional, a China não apenas quebra um recorde de força, mas redefine a velocidade com que a humanidade pode aprender sobre as leis que regem o nosso universo.