O Carnaval brasileiro ganhou identidade própria ao longo do tempo, transformando desfiles e fantasias em símbolos culturais que atravessam gerações / Unsplash/Markus Kammermann
Continua depois da publicidade
Quando chega o Carnaval, a maior parte das pessoas pensa que a festividade resume-se a diversão, dança e aos inúmeros prazeres proporcionados. No entanto, é muito mais que isso: é um período que engloba tradição secular, rituais de renovação e, é claro, as boas energias e a animação que fazem parte do povo brasileiro. Abaixo, entenda esse significado e como ele está presente, de forma consciente ou inconsciente, em nossas vidas.
O nome tem origem latina, sendo a junção das palavras "carna" e "vale", que significa "adeus à carne". Além disso, a celebração chegou ao Brasil no século XVII, tendo como inspiração festividades europeias, principalmente em países como Itália e França.
Continua depois da publicidade
Os famosos desfiles que conhecemos já estavam presentes nas ruas naquela época. No entanto, as fantasias eram diferentes das atuais: as peças caracterizavam-se pelo estilo pierrô, semelhante às vestimentas de um palhaço ou bobo da corte.
Essa criação, na realidade, se derivou de rituais de fecundidade da terra, organizados entre a passagem do ano e o início da primavera. Durante o Renascimento, movimento artístico e histórico na Europa, os eventos carnavalescos tornaram-se muito populares, principalmente em regiões italianas como Roma e Veneza.
Continua depois da publicidade
Aproveite e leia também: É tempo de folia: Mongaguá divulga programação oficial do Carnaval 2026
Considerando a base histórica e internacional explicada, a festividade possui relação com rituais de contato puro com as forças espirituais, impulsionando a renovação e a purificação. Ela vai além de um simples momento de alegria: é um período sagrado de honra aos ancestrais, espalhando positividade e celebrando a vida.
Continua depois da publicidade
Os famosos desfiles também não devem ser considerados apenas "danças": os ritmos contagiantes fazem parte de um processo de renovação — ou seja, de eliminar energias negativas do passado, abrindo espaço para novos ciclos de prosperidade. Através da movimentação, as pessoas atraem boas vibrações e fortalecem seus espíritos continuamente.
Do mesmo modo, o evento representa a despedida de excessos antes do período da Quaresma que, segundo a tradição católica, antecede os 40 dias da Páscoa, promovendo tempos de reflexão e preparação espiritual. Portanto, é um momento ideal para, além de vibrar positivamente, reconectar-se consigo mesmo e com o divino.
Aproveite e leia também: Vai para o litoral de SP no Carnaval? Veja quem dá nome aos túneis da Rodovia Imigrantes
Continua depois da publicidade
*O texto contém informações dos portais Mundo da Numerologia, Toda Matéria e Brasil Escola