Alguns eletrodomésticos encarecem a conta de luz / Arquivo/Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Não é de hoje que o grande lema em muitos lares por aí é o de economizar o quanto puder, reduzindo despesas desnecessárias. E vamos falar aqui de 5 eletrodomésticos que são verdadeiros vilões da sua conta de luz, fazendo você pagar valores mais altos.
Ligada 24 horas por dia, e mesmo os modelos mais modernos e com melhor desempenho, consome bastante energia no final do mês. Porém, não se tem muito o que fazer, já que precisamos manter os alimentos refrigerados. Uma dica que pode minimizar o gasto é abrir e fechar a sua porta poucas vezes no dia.
Continua depois da publicidade
Com a chegada de outono, a aproximação do inverno e a formação de massar de ar polar ocorrendo em vários lugares do Brasil, o aquecedor elétrico está presente em muitas casas, principalmente no quarto de bebês ou crianças. O ideal é utilizá-los pelo menor número de horas possível e manter o ambiente bem fechado, evitando que o calor se dissipe.
Elas quebram um galho danado, mas afetam a conta de luz negativamente. Usar a lavagem com água quente ou o modo secadora quase que triplica o seu consumo. A dica é deixar essas funções para poucas vezes na semana. De preferência uma ou duas.
Continua depois da publicidade
O ferro de passar roupas consome muita energia, mesmo os modelos mais recentes e tecnológicos. A dica aqui é você usá-lo com menos frequência na semana, deixando um pouco de roupa acumular para passá-las de uma vez só.
Também presente na maioria das cozinhas, o forno elétrico e o micro-ondas atuam como vilões de qualquer conta de luz. Seu uso diário por longos períodos podem dar uma boa diferença no aumento da conta de luz ao final do mês.
No final das contas o bom senso acaba sendo o principal fator para uma conta de luz moderada e sem sustos, com os aparelhos que não são usados com frequência sendo desligados da tomada, por exemplo.
Continua depois da publicidade
Quando for comprar eletrodomésticos novos, prefira os mais econômicos, com selo A de economia de energia ou superior.