Verdadeiro vilão da conta de luz não é o ar-condicionado e gasta o dobro de energia

O impacto é ainda mais forte em regiões frias ou mal isoladas termicamente, onde o aparelho acaba ficando ligado por mais tempo

Com a chegada do inverno, muita gente recorre a aparelhos elétricos para aquecer a casa

Com a chegada do inverno, muita gente recorre a aparelhos elétricos para aquecer a casa | Freepik

Com a chegada do inverno, muita gente recorre a aparelhos elétricos para aquecer a casa. O problema é que alguns desses equipamentos podem fazer a conta de luz disparar e o aquecedor elétrico é um dos principais culpados.

Continua após a publicidade

Apesar de parecer prático, ele pode consumir até duas vezes mais energia do que um ar-condicionado funcionando no modo aquecimento.

Por que o aquecedor elétrico é tão ineficiente?

Os aquecedores elétricos, também chamados de termoventiladores ou estufas, funcionam por meio de resistências internas que transformam energia elétrica em calor.

Continua após a publicidade

Embora o funcionamento seja simples, é extremamente ineficiente em termos de consumo. Um aparelho comum consome entre 1500 e 2000 watts por hora, o dobro do que gasta um ar-condicionado split com tecnologia inverter.

Quanto isso impacta na conta de luz?

Se usado por 6 horas por dia, um aquecedor elétrico pode gerar um gasto de aproximadamente R$ 7,50 a R$ 12,50 por dia, considerando uma tarifa média residencial de R$ 0,75 por kWh.

Continua após a publicidade

No fim do mês, isso pode representar entre R$ 225 e R$ 375 só com o uso do aparelho, praticamente dobrando (ou até triplicando) o valor da conta de luz de uma casa de porte médio.

O impacto é ainda mais forte em regiões frias ou mal isoladas termicamente, onde o aparelho acaba ficando ligado por mais tempo para manter a temperatura agradável.

Continua após a publicidade

Comparação com o ar-condicionado no modo aquecimento

Um ar-condicionado split inverter, quando usado no modo aquecimento, consome entre 700 e 1200 watts por hora, ou seja, é muito mais eficiente.

Além disso, ele aquece o ambiente de forma mais rápida e regula automaticamente o consumo conforme a temperatura desejada. No fim das contas, o ar-condicionado sai mais econômico e sustentável para aquecer ambientes maiores, como a sala.

Continua após a publicidade

Por que ainda usamos o aquecedor?

Muitos brasileiros ainda optam pelo aquecedor elétrico por causa do baixo custo de compra, tamanho compacto e facilidade de uso. Ele não exige instalação, é portátil e pode ser levado de um cômodo para outro.

Mas essa praticidade inicial acaba se transformando em desperdício de energia e dinheiro no longo prazo.

Continua após a publicidade

Existe alternativa mais econômica para aquecer a casa?

Sim! Existem formas mais eficientes e até mais baratas para aquecer a casa durante o inverno, como:

  • Painéis aquecedores de baixo consumo
  • Aquecedores a gás (GN ou GLP)
  • Sistemas de aquecimento central
  • Boa vedação em portas e janelas
  • Uso de roupas térmicas e cobertores

A combinação entre tecnologia e hábitos conscientes de consumo pode fazer toda a diferença no conforto térmico sem pesar no bolso.