Diário Mais

Vem chuva? Confira dicas para dirigir na Anchieta ou Imigrantes com pista molhada

Frente fria avança no Estado trazendo chuva na Capital, Litoral e Baixada Santista

Da Reportagem

Publicado em 23/05/2024 às 14:03

Comentar:

Compartilhe:

Sistema Anchieta-Imigrantes com chuva / Reprodução/Ecovias

Rodovias com alto fluxo de veículos, o Sistema Anchieta/Imigrantes (SAI) liga São Paulo ao litoral do Estado e também à Baixada Santista. E, com a chegada de uma frente fria a partir da noite desta sexta-feira (24), as condições de trânsito serão alteradas para "chuvosas", o que causa medo e insegurança em alguns motoristas.

Confira abaixo algumas dicas que te deixarão mais seguro para dirigir tanto na Anchieta ou Imigrantes em dias de chuva, seja subindo ou descendo a serra.

1. Sem pressa

A chuva deixa a visibilidade das estradas menor, além de diminuir a aderência dos pneus aos asfalto, o que não é diferente tanto na Anchieta ou Imigrantes. E a primeira dica é diminuir a velocidade, o que aumenta seu reflexo e tomada de decisão. Chuva e velocidade não combinam. Lembre-se disso.

2. Freios

Uma boa revisão nos freios do veículo deve ser feita periodicamente. Você nunca sabe a hora que vai precisar acioná-lo. Em dias de chuva, então, é um item que não pode falhar e que precisa estar em dia. Porém, lembre-se: nunca freie abruptamente em dias de chuva, pois as rodas podem travar e seu veículo deslizar pela pista. E nunca, em hipótese alguma, freie em cima de poças de água. Tire o pé do acelerador e mantenha a calma.

3. Use as duas mãos

Na chuva dirija com as suas mãos no volante. O tempo para reflexos e outras reações rápidas pode ser menor, portanto, fique com as duas mãos no volante, até mesmo para você ter um controle melhor do seu veículo.

4. Para-brisas

Ele é fundamental em dias de chuva e te garante maior visibilidade nas rodovias. Sempre faça testes com água para ver se o para-brisas está desempenhando seu papel sem borrar o vidro após ligá-lo. Se ele embaçar, ligue o ar condicionado, ar quente ou passe uma flanela no vidro.

5. Lanternas em dia

É normal a chuva deixar o céu mais escuro, e as lanternas são fundamentais para uma boa visibilidade. Verifique este item sempre, e não apenas em dia de chuva. 

O mais importante em dias de chuva é manter a calma, diminuir a velocidade e, caso perceba que a visibilidade está muito prejudicada, pare em um local próximo, seguro, e aguarde as condições climáticas melhorarem.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Três remédios já estão contaminando o mar do Litoral de SP; saiba quais são

Medicamentos são os mais comuns e mais procurados em farmácias e, provavelmente, você os têm aí na sua 'caixa de remédios'

Cotidiano

Início do inverno no litoral de SP terá calor extremo e sensação de 42º C

Final de semana será quente e seco; segunda e terça devem registrar temperaturas muito altas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter