Santos tem o título oficial de maior jardim de praia do mundo. / Arquivo/PMS
Continua depois da publicidade
Santos não é só sinônimo de praia, porto e Meca Santista no almoço de domingo. A cidade litorânea do estado de São Paulo também pode bater no peito e dizer que respira recordes.
Do jardim mais comprido do planeta até uma dentista apaixonada por moldes dentários, passando por surfistas empilhados em uma mesma onda e, claro, o rei do futebol: Pelé, o “santista de coração global”.
Continua depois da publicidade
Pensando nisso, o Diário listou alguns dos recordes mais curiosos e impressionantes com carimbo Guinness que têm a cara de Santos.
Santos tem o título oficial de maior jardim de praia do mundo. Com 5.335 metros de extensão e mais de 200 mil m² de área verde, é praticamente um “tapete botânico” que beira o mar.
Continua depois da publicidade
Praia brasileira pode ser vista do espaço e esteve no Guinness por ser a maior do mundo
Se você achar que está vendo o mesmo coqueiro repetido, pode confiar: você ainda está no mesmo jardim. Ele simplesmente não acaba.
Homologado pelo Guinness World Records no início dos anos 2000, o jardim virou ponto turístico, fundo de selfie e até pista de corrida improvisada.
Continua depois da publicidade
Se você pensa que colecionar figurinhas já é obsessão suficiente, conheça Rosemeire Aparecida Marques, dentista santista que conquistou um recorde tão inusitado quanto dedicado: ela tem a maior coleção de moldes dentários humanos do mundo. Sim, você leu certo. São 3.659 moldes, organizados com carinho, nome e data.
Segundo ela, a ideia não era quebrar recorde nenhum, mas sim preservar a memória de cada paciente e mostrar que por trás de cada sorriso existe uma história.
Você acha difícil dividir a prancha com o irmão? Agora imagine 84 surfistas na mesma onda. Isso aconteceu no Quebra-Mar, em Santos, durante o Earthwave Festival de 2023.
Continua depois da publicidade
A imagem parecia saída de um desenho animado: dezenas de pranchas deslizando lado a lado como um desfile aquático coordenado por Netuno.
O feito entrou para o Guinness como o maior número de surfistas pegando a mesma onda. Não foi só estilo: teve planejamento, treino e, claro, o jeitinho santista de fazer história com bom humor e equilíbrio, literal e emocional.
Oficialmente, os recordes de Pelé não pertencem só à cidade. Afinal, ele brilhou no mundo todo. Mas no coração de Santos, tudo isso é nosso. E por quê? Porque foi com a camisa do Santos Futebol Clube que Pelé virou lenda.
Continua depois da publicidade
Enquanto muitos contam os troféus, o santista conta as vezes que viu o Rei sorrindo na Vila Belmiro, driblando dois zagueiros e saindo de bicicleta com gol e aplausos.