04 de Novembro de 2024 • 22:01
A Garganta do Diabo, em São Vicente, tem características nada convidativas / Reprodução/YouTube Relaxe Viaje Claudio
Nesta semana, o litoral de São Paulo viveu a angústia do naufrágio de uma embarcação na região da Garganta do Diabo, área marítima vicentina entre a Ilha Porchat e o Parque Xixová. Com duas mortes confirmadas, o local tem um grande histórico de problemas com navegantes.
A Garganta do Diabo tem características nada convidativas. Seu mar forte, uma correnteza violenta e uma cadeia de rochas assusta muitos moradores da região. Assim sendo, atividades como velejo e o banho de mar são completamente desaconselhadas.
De acordo com historiadores, seu batismo tem duas versões conhecidas. A primeira é por conta que a região forma uma espécie de silhueta de um ser demoníaco no mapa. Já a segunda, vem exatamente dos perigos que ela apresenta para os corajosos ou desavisados.
A principal razão dos acidentes é a mudança constante dos bancos de areia presentes no fundo da água. Isso faz com que embarcações tenham problemas e acabam naufragando.
Um trio de pescadores sumiram enquanto navegavam até a cidade de Praia Grande. Após alguns dias desaparecidos, a equipe de mergulhadores encontraram os corpos sem vida.
Em 2016, um barco com três pessoas acabou conhecendo de perto as dificuldades que o lugar apresenta. Mesmo com resgate rápido, uma delas acabou não resistindo.
Um ano depois, uma turista decidiu fazer um passeio de moto aquática na região próxima a região da Garganta do Diabo. Poucos minutos depois, o veículo virou e a dupla precisou esperar a ajuda das autoridades.
Uma lancha com surfistas ficou à deriva na costa vicentina após uma pane mecânica na embarcação. Policiais da corporação marítima realizaram o resgate e o reboque do veículo. Nenhuma pessoa do grupo apresentou danos à saúde.
Já no início deste ano, um jovem acabou caindo da garupa de uma moto e bateu a cabeça nas pedras presentes na Garganta do Diabo.
Por fim, o caso mais recente também é de um naufrágio. Na ocasião, sete pessoas acabaram caindo no mar. Dessas, cinco foram resgatadas, enquanto duas foram encontradas sem vida dias depois.
Cotidiano
Único período de estiagem deve ser entre a tarde de terça e a quarta-feira
Cotidiano
O evento ocorre até o dia 10 no Blue Med Convention Center, das 11h às 22 horas