Diário Mais

Veja 3 alimentos ideais para regenerar a flora intestinal e fortalecer o organismo

Os probióticos são capazes de defender e ajudar a fortalecer o sistema imunológico, melhoram a digestão e podem ter efeitos positivos na saúde mental

Bruna Lima

Publicado em 16/05/2025 às 12:40

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Os probióticos são micro-organismos com diversos benefícios para a saúde / Divulgação/ImageFX

Continua depois da publicidade

Em um momento de crescente conscientização sobre hábitos alimentares, os probióticos são micro-organismos com diversos benefícios para a saúde.  Eles são capazes de defender e ajudar a fortalecer o sistema imunológico, melhoram a digestão, repovoam a flora intestinal e podem ter efeitos positivos na saúde mental quando consumidos em quantidades adequadas. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Podem ser encontrados em alimentos fermentados, que possuem propriedades nutritivas e culturas microbianas adicionadas – bactérias vivas e ativas – responsáveis pelos impactos benéficos à saúde. Também podem reduzir sintomas de doenças. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Restaurantes de comida saudável imperdíveis em Santos

• Gordura na cozinha: qual é mais 'saudável'? Banha de porco ou óleo de soja?

• Azeite de oliva ou óleo de soja: o que é melhor e mais saudável para cozinhar?

Para uma alimentação saudável, veja qual óleo é melhor usar na hora de preparar alimentos. Saiba mais. 

Chucrute

Originário da região central da Europa, é um alimento probiótico porque, no processo de fermentação se desenvolver os micro-organismos vivos que depois serão incorporados à nossa própria microbiota, segundo especialistas. Eles interagem com os sistema imunológico, estimulando a maturação de células e apoiando o desenvolvimento de funções imunológicas. 

Continua depois da publicidade

Existe um eixo intestino-cérebro que liga diretamente a dieta ao cérebro, de acordo com médicos. Por isso, quanto maior a variedade da microbiota intestinal, melhor é a resposta imunológica. 

Iogurte

Para manter uma dieta equilibrada, o iogurte é um alimento fundamental, pois possui um alto valor nutricional. Ele contém proteínas, cálcio, vitaminas do complexo B e gorduras saudáveis, também possui minerais como fósforo, potássio e magnésio, conforme nutricionistas.

Profissionais destacam que é um das melhores fontes de cálcio biodisponíveis, que o corpo absorve facilmente. Uma porção pode cobrir entre 24% e 30% da ingestão diária recomendada. 

Continua depois da publicidade

Alguns iogurtes fortificados podem conter vitamina D e vitaminas do complexo B, como a B2, que ajuda no metabolismo e na saúde da pele. A B12 também pode ser encontrada e é essencial para a formação de glóbulos vermelhos e para o funcionamento do sistema nervoso. 

Kefir

Em turco, o nome significa “bênção” e é um produto obtido por meio da fermentação do leite com um cultivo de bactérias e leveduras, conhecido como “grãos de kefir”. Seus grãos são nichos ecológicos extremamente complexos de bactérias e leveduras que convivem em uma “harmonia biológica” e contribuem para a saúde. Além disso, contêm lipídios, proteínas e açúcares. 

O consumo regular de kefir contribui para o aumento da diversidade bacteriana intestinal, o que está associado a uma melhor saúde digestiva e menor risco de infecções gastrointestinais.

Continua depois da publicidade

E já que o assunto é comida saudável, conheça alguns restaurantes imperdíveis em Santos.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software