Diário Mais

Vale do Ribeira tem a maior trilha suspensa do mundo; saiba onde

Considerada a maior trilha suspensa do mundo dentro, a Trilha da Canela tem 2,1 quilômetros de extensão

Luana Fernandes

Publicado em 01/09/2024 às 19:05

Compartilhe:

Trilha da Canela tem 2,1 quilômetros de extensão e está em Abaiatinga, Sete Barras / Divulgação/Semil

A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, e o diretor executivo da Fundação Florestal (FF), Rodrigo Levkovicz, inauguraram na manhã da última sexta-feira (30), a Trilha da Canela, considerada a maior trilha suspensa do mundo dentro de uma unidade de conservação. Com 2,1 quilômetros de extensão, a trilha está localizada no Núcleo São Miguel Arcanjo do Parque Estadual Carlos Botelho (PECB), que fica em Abaitinga, Sete Barras, no Vale do Ribeira.

“Com um investimento de R$ 3,4 milhões do Governo do Estado de São Paulo, entregamos, para os frequentadores do Parque Estadual Carlos Botelho, a Trilha da Canela. É importante ressaltar que a atração é acessível para pessoas com mobilidade reduzida”, comenta a secretária Natália Resende.

Durante a visita ao PECB, foi vistoriada a obra de revitalização das edificações da sede de São Miguel Arcanjo, que tem investimento no valor de R$ 853,9 mil. Além disso, foi possível observar os macacos muriquis-do-sul e vistoriar a Estrada-Parque Carlos Botelho.

Estrada-Parque Carlos Botelho

Sob gestão do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Semil, a Estrada-Parque Carlos Botelho (SP-139), no trecho que atravessa o PECB, é considerada referência em sustentabilidade. Com 35 quilômetros de extensão, a pavimentação ecológica consiste na aplicação de 11 milhões de bloquetes intertravados que permitem maior escoamento de água, não conservam calor e são de fácil manutenção. Além disso, o ruído gerado pelo atrito entre os pneus e os bloquetes contribui para afugentar os animais.

Durante a execução das obras, houve o cuidado com a supressão das espécies arbóreas em suas margens. No decorrer do dia, é possível observar passagens aéreas de fauna, além de desfrutar de diversas atrações turísticas em seu percurso, que incluem bicas, rios, cachoeiras, quiosques para piquenique e mirantes. A estrada tem horário de funcionamento diferenciado e permanece fechada das 22h às 6h.

A Estrada-Parque é uma importante via de acesso entre as regiões do Vale do Ribeira e o Alto Paranapanema. Seu cenário canaliza o fluxo de romarias a Bom Jesus de Iguape e a São Miguel Arcanjo, além de atrair ciclistas, motociclistas e banhistas.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Guarda Municipal terá capacitação humanista no litoral de SP; veja o que muda

O evento busca atualizar os agentes sobre legislações que impactam suas atividades, com foco em Direitos Humanos e comunicação eficaz

Variedades

FINALMENTE! Anne Hathaway confirma 'O Diário da Princesa 3'

Vencedora do Oscar voltará a interpretar Mia Thermopolis após 20 anos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter