Você pode acabar trazendo esses bichinhos na mala sem perceber / Freepik e Reprodução
Continua depois da publicidade
Os percevejos de cama estão mais comuns do que se imagina, especialmente em camas de hotéis e hostels. O pior? Você pode acabar trazendo esses bichinhos na mala sem perceber. E, depois que eles entram na sua casa, dá muito trabalho para se livrar deles.
Esses insetos são pequenos, marrons-avermelhados e não têm asas, ou seja, eles não voam nem pulam, apenas andam. O corpo deles é achatado, oval e mede entre 4 e 9 milímetros. Depois de se alimentarem, ficam com a barriga mais inchada e bem escura, por causa do sangue.
Continua depois da publicidade
Medo de barata voadora? Veja dicas para manter esse bicho longe da sua casa
Eles gostam de esconderijos escuros, quentes e apertados, como cantos de colchões, frestas na cabeceira da cama, atrás de rodapés, dentro de tomadas, interruptores, sapatos e até em roupas guardadas.
Continua depois da publicidade
As picadas geralmente acontecem à noite, quando você está dormindo. O resultado são várias bolinhas vermelhas, que coçam bastante e aparecem bem próximas umas das outras, diferente das picadas de mosquito. Elas costumam aparecer no rosto, pescoço, braços e mãos, mas podem surgir em outras partes do corpo também.
Apesar de não transmitirem doenças, os percevejos são muito incômodos. Além disso, eles deixam manchinhas escuras nos lençóis e colchões, que podem ser fezes secas ou sangue. Também é possível encontrar peles transparentes, que eles soltam quando trocam de casca.
Outro sinal pode ser o cheiro: algumas pessoas sentem um odor adocicado e desagradável, parecido com roupa suja ou amêndoa.
Continua depois da publicidade
Nunca coloque sua mala em cima ou embaixo da cama. Prefira deixá-la no banheiro ou em um suporte para bagagens. Ao chegar no hotel, verifique colchões, travesseiros e cantos do quarto.
De volta para casa, cheque toda a bagagem com calma. Sacuda as roupas em um lençol branco ou dentro da banheira, para ver se algum inseto caiu. Lave todas as roupas da mala, mesmo as que não usou, de preferência em água quente.
Se você viu um percevejo, provavelmente há muitos outros. Eles se reproduzem rápido, uma fêmea pode botar cerca de 200 ovos. Por isso, o ideal é não tentar resolver sozinho com produtos químicos, pois isso pode espalhar ainda mais os insetos.
Continua depois da publicidade
O recomendado é chamar uma empresa especializada e certificada.