A roupa que você usa pode significar pertencimento a algum grupo / Freepik
Continua depois da publicidade
Segundo a psicologia das cores, a roupa que você veste é uma das formas mais marcantes de expressar estilo, humor, personalidade e até um padrão psicológico.
Além de simples e elegante, muitos acreditam que a roupa preta faz quem veste parecer mais magro. Se combinadas com cores vibrantes ou estampas chamativas, peças pretas também podem oferecer um equilíbrio visual bastante aprovado por estilistas.
Continua depois da publicidade
Por esses motivos, o preto é uma das cores que as pessoas mais gostam de vestir. Mas o que significa quando alguém sempre usa peças de roupa nesse tom? A psicologia tem várias explicações para esse tipo de comportamento.
Dentro da psicologia das cores e do vestuário, há um senso comum de que quem usa preto em todas as ocasiões costuma valorizar a praticidade no dia-a-dia.
Continua depois da publicidade
Essa cor é incrivelmente versátil e nunca sai de moda, por isso costuma ser a favorita de quem não tem tempo para desperdiçar com escolhas de moda muito elaboradas.
Pessoas que estão passando por um momento difícil quase sempre optam por roupas mais escuras, que causam distanciamento ou fazem quem usa passar despercebido.
Em entrevista ao portal de saúde WebMD, a psicóloga de tonalidades Lara Ferreiro explica que o uso constante do preto pode representar melancolia e nostalgia. Ao mesmo tempo, a cor oferece uma sensação de proteção e segurança.
Continua depois da publicidade
Não é por acaso que, na maior parte dos países ocidentais, a cor preta é associada ao luto. Mas isso pode variar conforme a cultura. Em países asiáticos como a Índia, China e Japão, a cor que representa o sentimento de luto é o branco.
Não se pode generalizar quem só usa preto. Nem sempre são pessoas melancólicas ou retraídas. Pelo contrário: o uso dessa cor também representa autoconfiança e transmite profissionalismo.
Quem conhece esses efeitos no cérebro faz uso da cor propositalmente. Basta pensar nas togas de juízes, nos ternos de empresários ou nos vestidos escuros em festas de luxo.
Continua depois da publicidade
Além de fazer você parecer confiante, a roupa preta também pode melhorar a sua autoconfiança. Esse fenômeno é chamado por pesquisadores de “cognição vestida”, que acontece quando a roupa usada influencia os sentimentos de alguém.
Além de outros efeitos psicológicos, as roupas também transmitem um fenômeno psicossocial: a sensação de pertencimento a algum grupo.
Por exemplo, rockeiros e punks fazem uso frequente da cor preta, que é associada à estética gótica, misteriosa e alternativa. No mundo dos negócios, o preto pode representar seriedade. Já na arte, a cor é capaz de transmitir vazio ou profundidade.
Continua depois da publicidade
Mas até aqui você já deve ter aprendido que o mais importante não é a cor vestida, mas como e por que ela é vestida. Para especialistas, isso se enquadra tanto ao preto quanto a todas as outras tonalidades.
*Escrito por Vitoria Estrela.