Diário Mais

Um dos homens mais ricos do mundo possui mais terras que as cidades de SP e Rio juntas

Com 2,7 milhões de acres (cerca de 10,9 milhões de hectares), ele também passou a deter uma área maior do que a do Parque Nacional de Yellowstone, o mais antigo dos EUA

Fábio Rocha

Publicado em 17/01/2026 às 07:01

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

De acordo com o The Land Report, Kroenke adquiriu em dezembro um rancho com quase 1 milhão de acres / Reprodução/Facebook

Continua depois da publicidade

O empresário Stanley Kroenke, conhecido por comandar o império esportivo mais caro do planeta — que inclui o time da NFL Los Angeles Rams — agora também ocupa o posto de maior proprietário privado de terras dos Estados Unidos, segundo o ranking mais recente da publicação The Land Report.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Com 2,7 milhões de acres (cerca de 10,9 milhões de hectares), Kroenke passou a deter uma área maior do que a do Parque Nacional de Yellowstone, o mais antigo dos EUA, o que equivale aproximadamente a 2 milhões de campos de futebol.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Bilionário investe milhões para frear o envelhecimento e promete data para imortalidade

• Bilionário da NBA: LeBron James demole mansão para erguer refúgio em Beverly Hills

• O mineiro que desbancou o Pão de Açúcar e criou um império bilionário de supermercados

De acordo com o The Land Report, Kroenke adquiriu em dezembro um rancho com quase 1 milhão de acres (4,04 milhões de hectares) no estado do Novo México, comprado da família por trás do conglomerado industrial Teledyne. Segundo a publicação, a compra do Singleton Ranches representa a maior transação de terras nos Estados Unidos em mais de uma década.

O falecido fundador da Teledyne, Henry Singleton, criou o rancho nos anos 1980. Com o tempo, ele se tornou um dos maiores empreendimentos do país voltados à criação de gado e cavalos.

Continua depois da publicidade

Kroenke assume o topo do ranking

Com essa aquisição, Kroenke saltou da quarta para a primeira posição no ranking anual dos 100 maiores proprietários privados de terras dos EUA, ultrapassando a família Emmerson, do setor madeireiro, além dos magnatas da mídia John Malone e Ted Turner, ambos com cerca de 8,9 milhões de hectares cada.

O império esportivo de Kroenke inclui:

  • O clube inglês Arsenal
  • O Los Angeles Rams (NFL)
  • O Denver Nuggets (NBA)
  • O Colorado Avalanche (NHL)
  • O Colorado Rapids (MLS)
  • O Colorado Mammoth, da liga norte-americana de lacrosse

Grandes donos de terra fora dos holofotes

Apesar da notoriedade de Kroenke, a maioria dos 100 maiores proprietários de terras dos EUA não é amplamente conhecida do público. A família Emmerson, segunda colocada no ranking, possui cerca de 2,44 milhões de acres (9,8 milhões de hectares) por meio da empresa florestal Sierra Pacific Industries.

Já a família Singleton, que vendeu o rancho no Novo México a Kroenke, ainda aparece na lista, na 98ª posição, com 171 mil acres (692 mil hectares).

Continua depois da publicidade

Terra como proteção contra inflação

O investimento em terras agrícolas nos Estados Unidos se tornou cada vez mais popular entre os ultrarricos, funcionando como proteção contra a inflação e a volatilidade do mercado financeiro.

Segundo dados do Departamento de Agricultura dos EUA, entre 2019 e 2024, o valor das terras agrícolas cresceu, em média, 5,8% ao ano, ou 2% acima da inflação.

Empresários bilionários como Bill Gates e Philip Anschutz estão entre os que vêm ampliando seus investimentos em áreas para agricultura, pecuária e manejo florestal.

Continua depois da publicidade

Bill Gates ocupa a 44ª posição no ranking, com 275 mil acres (1,11 milhão de hectares), mas continua sendo o maior proprietário privado de terras agrícolas do país. Nas áreas pertencentes à sua holding Cascade Investment, são cultivados soja, milho, algodão, arroz e até batatas usadas na produção das batatas fritas do McDonald’s.

Outros nomes que aparecem na lista incluem:

Thomas Peterffy, fundador da Interactive Brokers, com 647 mil acres (2,61 milhões de hectares)

Jeff Bezos, fundador da Amazon, com 462 mil acres (1,86 milhão de hectares)

Continua depois da publicidade

Aquisições rápidas e históricas

Kroenke conseguiu expandir suas propriedades rapidamente ao adquirir grandes ranchos que pertenciam a famílias há décadas — ou até gerações. Em 2016, ele comprou o Waggoner Ranch, o maior do Texas, por US$ 725 milhões, encerrando 160 anos de propriedade familiar.

Embora esse tipo de rancho seja cada vez mais raro, novas oportunidades continuam surgindo no mercado, à medida que alguns herdeiros optam por vender as propriedades em vez de dar continuidade aos negócios da família.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software