Túnel do litoral de SP, que causa três multas por dia, transformou a mobilidade em 1950

Projetado para solucionar os problemas que afetavam o fluxo da cidade, o túnel vem causando preocupação nos motoristas por conta das diversas multas

A construção do túnel teve início em 22 de dezembro de 1949

A construção do túnel teve início em 22 de dezembro de 1949 | Acervo de Laire José Giraud

O Túnel Rubens Ferreira Martins, construído sob o Monte Serrat, é uma obra emblemática que transformou a mobilidade em Santos, conectando a região central da cidade ao bairro do Jabaquara e proporcionando fácil acesso às praias. 

Continua após a publicidade

Projetado para solucionar os problemas viários que afetavam o fluxo na entrada de Santos, o túnel tornou-se um dos principais corredores de transporte da cidade, aliviando o tráfego intenso na Praça dos Andradas e facilitando o acesso entre os bairros.

Entretanto, recentemente o túnel vem causando preocupação nos motoristas, pois está causando em média três multas por dia.

Continua após a publicidade

Multas

Por não manter os faróis do veículo acesos em luz baixa, dentro de túneis, cerca de 100 veículos são multados por mês. O registro vem sendo registrado com frequência, em especial,  no Túnel Prefeito Rubens Ferreira Martins, entre Centro e Jabaquara, em Santos, no litoral de São Paulo.

No período de agosto de 2024 e janeiro deste ano, foram registradas 607 multas por este motivo.

Continua após a publicidade

De acordo com a Prefeitura de Santos, as multas foram feitas não por radares, mas por agentes da própria Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da Polícia Militar.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) classifica como infração média, passível de multa de R$ 130,16 “quando o veículo estiver em movimento” (Artigo 250) e “deixar de manter a luz baixa” (Inciso I) quando se estiver “de dia, em túneis e sob chuva, neblina ou cerração” (Alínea b). Porém, a decisão pode ser contestada.

Continua após a publicidade

Construção

A construção do túnel teve início em 22 de dezembro de 1949, durante o mandato do então prefeito Rubens Ferreira Martins, que viria a batizar a obra.

A execução dos serviços foi realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e, apesar de um cronograma inicial que previa dois anos para conclusão, a obra enfrentou dificuldades financeiras que atrasaram o progresso. 

Continua após a publicidade

Esses desafios foram enfrentados com persistência, e, após quase cinco anos de obras, a primeira pista do túnel foi finalmente inaugurada em 6 de setembro de 1954. 

Com 400 metros de extensão, o Túnel Rubens Ferreira Martins representou um grande avanço na infraestrutura urbana da época.

Continua após a publicidade

A segunda pista, concluída um ano depois, foi inaugurada em 23 de dezembro de 1955, consolidando o túnel como um eixo essencial para o tráfego de veículos entre o centro de Santos e as regiões adjacentes.

A importância do túnel transcendeu as necessidades viárias, integrando-se ao desenvolvimento urbano de Santos e proporcionando maior fluidez ao tráfego.

Continua após a publicidade

Antes de sua existência, a Praça dos Andradas, no coração do centro da cidade, enfrentava um fluxo intenso de veículos, causando congestionamentos e dificultando a locomoção. 

Com a construção do túnel, foi possível redistribuir esse tráfego, melhorando a circulação e facilitando o deslocamento tanto para moradores quanto para turistas que buscavam acessar o litoral.

Continua após a publicidade

Além de sua importância funcional, o Túnel Rubens Ferreira Martins tornou-se um marco da arquitetura e engenharia viária da década de 50.

O túnel representa o esforço do município para modernizar e adaptar a cidade ao crescimento urbano e ao aumento do número de veículos.

Continua após a publicidade

A obra trouxe alívio ao centro da cidade, facilitando a entrada e a saída de Santos e incentivando o crescimento dos bairros em direção ao Jabaquara.

Hoje, o Túnel Rubens Ferreira Martins permanece um elo entre o passado e o presente da cidade, sendo essencial para o cotidiano de quem circula por Santos.

Continua após a publicidade

A obra é um exemplo de como uma infraestrutura viária pode transformar a mobilidade urbana e apoiar o desenvolvimento de uma cidade.