As pessoas estão testando um truque que pode ajudar a evitar este inconveniente: colocar uma colher de pau sobre a panela / Divulgação/IA
Continua depois da publicidade
Em meio às tarefas da rotina, estar atento à cozinha é um desafio, principalmente ao deixar uma panela com água fervendo enquanto se adiantam outras atividades. Nesse momento de distração, é muito comum o líquido subir rapidamente e transbordar pelas bordas da panela. Porém, as pessoas estão testando um truque que pode ajudar a evitar esse inconveniente: colocar uma colher de pau sobre a panela.
Especialistas da CQUniversity Australia afirmam que o truque da colher de pau realmente funciona. Isso porque o vilão do transbordamento são os ingredientes adicionados à água, como massas, arroz e leite. Esses alimentos contêm componentes como água, carboidratos, proteínas e lipídios, que, ao entrarem em contato com as moléculas de água aquecida, têm suas estruturas alteradas e propriedades modificadas, formando bolhas quando a água atinge a fervura.
Continua depois da publicidade
São essas bolhas que levam à água a transbordar. Elas são formadas por coloides — substâncias como os amidos vegetais presentes no trigo, arroz, batata e milho. No caso do leite, a principal responsável pela formação de bolhas é a proteína caseína. Tanto os amidos quanto a caseína são conhecidos como coloides.
Como algumas partículas desses ingredientes são muito grandes, nem todas se dissolvem completamente na água. À medida que as bolhas se formam, essas partículas maiores cobrem as bolhas.
Continua depois da publicidade
Ao preparar massas, o amido em contato com água e calor forma um gel pegajoso e, dependendo do tipo, a temperatura da solução pode ultrapassar os 100 °C, aumentando o risco de transbordamento. Essas bolhas quentes e pegajosas se acumulam umas sobre as outras e começam a subir pelas paredes da panela.
O leite, por sua vez, cria uma película no topo formada pela caseína aquecida, que, quando exposta ao calor, pode se tornar resistente como um plástico. Ela reveste as bolhas — que, no caso do leite, são pequenas e formam uma espuma —, mas também podem subir rapidamente e transbordar.
O Diário já passou outra dica inovadora sobre como esquendar comida no micro-ondas. Saiba mais.
Continua depois da publicidade
A colher de pau colocada sobre a panela atua interrompendo as bolhas, ajudando a reduzir a temperatura na superfície e criando uma barreira porosa, fazendo com que as bolhas estourem ou se dissipem antes de ultrapassarem a borda.
Fazendo uma comparação com uma esponja: quando seca, a esponja tem muitos buracos que permitem a passagem do ar. Quando molhada, esses buracos se enchem de água e o ar não consegue mais passar.
No caso da colher, quando a madeira entra em contato com as bolhas, o ar contido nelas é liberado, impedindo que continuem subindo. Porém, a eficácia da colher é reduzida com o tempo, à medida que ela absorve calor, umidade, amido ou caseína.
Continua depois da publicidade
Isso acontece porque, ao entrar em contato com esses elementos, a colher rapidamente alcança a mesma temperatura do líquido e deixa de atuar como redutor térmico. Além disso, sua superfície deixa de ser suficientemente porosa para estourar as bolhas.
Outra forma de evitar o transbordamento é usar a colher de pau para mexer a panela, criando um movimento que produz o mesmo efeito do truque.
Apesar das dicas e truques, a melhor forma de evitar acidentes na cozinha é manter-se atento e vigiar sempre as panelas, prevenindo incidentes graves.
Continua depois da publicidade
Na cozinha, também é importante evitar formigas nos alimentos. Veja detalhes