Transporte

Trem que ligará SP ao litoral chega à 2ª fase, terá 13 mil empregos e desafogará rodovias

Segundo o Governo do Estado, o investimento previsto é de R$ 10 bilhões para o Eixo Leste, enquanto o Eixo Sul deve demandar cerca de R$ 15 bilhões

Agência Diário

Publicado em 20/09/2025 às 10:00

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A expectativa é que o projeto gere cerca de 13 milhões de vagas de trabalho / Freepik

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O Trem Intercidades (TIC) – Eixo Sul, planejado para conectar a capital paulista à Baixada Santista e a outras cidades litorâneas, entrou na fase de análises técnicas e deve ter extensão entre 80 km e 130 km. Assim sendo, o trem ligando a capital ao litoral deve voltar a circular após 150 anos.

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Ao mesmo tempo, o TIC – Eixo Leste, com trajeto semelhante em distância, vai interligar São Paulo ao Vale do Paraíba e também está em processo de desenvolvimento.

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Segundo o Governo do Estado, o investimento previsto é de R$ 10 bilhões para o Eixo Leste, enquanto o Eixo Sul deve demandar cerca de R$ 15 bilhões. A expectativa é de que ambos os projetos sejam concluídos ao longo dos próximos 30 anos.

As iniciativas do TIC – Eixo Sul e do TIC – Eixo Leste seguem um cronograma que prevê seis etapas iniciais. A primeira, que foi a inclusão no Programa de Parcelamento Incentivado (PPI), já está finalizada.

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No momento, estão em execução os estudos técnicos, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2027. Depois virão as fases de audiência pública, elaboração do edital, realização do leilão e assinatura do contrato.

Com percurso estimado entre 80 km e 130 km, o trajeto do Eixo Sul deverá ser feito em cerca de 1h30 / Divulgação
Com percurso estimado entre 80 km e 130 km, o trajeto do Eixo Sul deverá ser feito em cerca de 1h30 / Divulgação
O empreendimento deve gerar aproximadamente 13 mil vagas de trabalho e tem como objetivo aliviar o fluxo de veículos no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI)
O empreendimento deve gerar aproximadamente 13 mil vagas de trabalho e tem como objetivo aliviar o fluxo de veículos no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI)
Uma ferrovia histórica e abandonada pode receber trem e VLT no litoral de São Paulo / Márcio Ribeiro/DL
Uma ferrovia histórica e abandonada pode receber trem e VLT no litoral de São Paulo / Márcio Ribeiro/DL

Eixo Sul do Trem Intercidades

Com percurso estimado entre 80 km e 130 km, o trajeto do Eixo Sul deverá ser feito em cerca de 1h30. O empreendimento deve gerar aproximadamente 13 mil vagas de trabalho e tem como objetivo aliviar o fluxo de veículos no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI).

Três rotas estão em análise para a ligação entre São Paulo e a Baixada Santista. A primeira sugere como ponto final a Estação Brás, passando pela Via ABC e por Paranapiacaba, área onde há operação da linha de cremalheira. Porém, a competição com o transporte de cargas dificulta a adoção dessa alternativa.

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A segunda opção prevê como destino a Estação Pinheiros, utilizando a Linha 9 e o trecho de Parelheiros, caminho que já foi usado pelos trens até a década de 1970.

A terceira alternativa considera a Estação Santos-Imigrantes, aproveitando o espaço ao longo da Rodovia dos Imigrantes até a ligação com a Ferrovia Santos-Cajati, permitindo acesso direto a Santos.

Eixo Leste do Trem Intercidades

O TIC – Eixo Leste conectará a Região Metropolitana de São Paulo ao Vale do Paraíba, com parada final em São José dos Campos, no interior. O percurso deve durar cerca de 75 minutos, cruzando quatro municípios e beneficiando cerca de 2,7 milhões de pessoas.

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A ferrovia terá entre 80 km e 130 km de extensão, sendo que o traçado oficial só será definido após a finalização dos estudos de viabilidade técnica.

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