As informações foram divulgadas pelas meteorologistas Carine Gama e Josélia Pegorim, da Climatempo. / Freepik
Continua depois da publicidade
A Climatempo confirmou a ocorrência de um tornado na região de Teodoro Sampaio, no oeste do estado de São Paulo, próximo à divisa com o Paraná. O fenômeno foi observado durante o fim de semana dos dias 13 e 14 de dezembro de 2025, período marcado por fortes áreas de instabilidade e volumes elevados de chuva em diversas regiões dos dois estados.
As informações foram divulgadas pelas meteorologistas Carine Gama e Josélia Pegorim, da Climatempo.
Continua depois da publicidade
De acordo com análises da Climatempo, com base em imagens de radar meteorológico do IPMET/Unesp, uma extensa linha de instabilidade atuava entre São Paulo e o Paraná no momento do evento. Esse sistema contribuiu para a formação de tempestades de moderada a forte intensidade, acompanhadas de rajadas de vento intensas.
Vídeos que circularam nas redes sociais também ajudaram na confirmação do fenômeno, ao mostrarem uma coluna de ar em rotação tocando o solo, característica típica de tornados.
Continua depois da publicidade
Apesar da confirmação, a Climatempo destacou que o tornado registrado em Teodoro Sampaio foi considerado fraco. O fenômeno teve intensidade bem inferior ao tornado que atingiu Porto Feliz (SP) em setembro de 2025, que causou danos significativos em uma fábrica de veículos, e também ao tornado extremamente forte que destruiu grande parte da cidade de Rio Bonito do Iguaçu (PR), em novembro deste ano.
Mesmo assim, o evento pode ter provocado danos pontuais, como queda de árvores, galhos e destelhamentos isolados.
Além do tornado, o fim de semana foi marcado por chuvas volumosas no centro-oeste paulista. Segundo dados analisados pela Climatempo e informações do Ciiagro, os acumulados em 72 horas foram expressivos:
Continua depois da publicidade
Os volumes elevados ocorreram em curto intervalo de tempo, aumentando o risco de transtornos.
A Climatempo reforça que, diante da formação de tempestades severas, a população deve buscar abrigo imediato, preferencialmente em locais fechados e afastados de janelas. Também é importante evitar áreas abertas, não se abrigar sob árvores e acompanhar os alertas e atualizações meteorológicas emitidos pelos serviços especializados.
As informações seguem sendo monitoradas pela Climatempo, que destaca a importância da atenção redobrada durante períodos de instabilidade intensa.
Continua depois da publicidade