Mesmo assim, eles continuam presentes, escondidos em locais protegidos, e podem surgir em dias mais quentes ou quando seus esconderijos são perturbados. / Pexels/Sippakorn Yamkasikorn
Continua depois da publicidade
Com a aproximação dos meses mais quentes e úmidos do ano, aumenta também a preocupação com a presença de escorpiões, especialmente nas áreas urbanas.
Esses animais, que preferem locais escuros, úmidos e com fácil acesso a alimento, como baratas, costumam sair de seus esconderijos entre a primavera e o verão, período que vai de outubro a março na maior parte do Brasil.
Continua depois da publicidade
Durante esses meses, a combinação de temperaturas elevadas e chuvas frequentes cria o ambiente ideal para que os escorpiões se tornem mais ativos.
As enxurradas e o acúmulo de água forçam esses animais a saírem de bueiros, terrenos baldios e entulhos em busca de abrigo, o que frequentemente os leva para dentro das casas.
Continua depois da publicidade
Já no outono e no inverno, principalmente em regiões onde o frio é mais intenso, a atividade dos escorpiões tende a diminuir. Mesmo assim, eles continuam presentes, escondidos em locais protegidos, e podem surgir em dias mais quentes ou quando seus esconderijos são perturbados.
A prevenção é a melhor forma de evitar acidentes com escorpiões. Algumas medidas simples podem ajudar a manter esses animais longe das residências:
Em caso de aparecimento frequente de escorpiões, é importante entrar em contato com o serviço de controle de zoonoses do município. E, em caso de picada, a orientação é procurar atendimento médico imediatamente.
Continua depois da publicidade