04 de Outubro de 2024 • 16:01
Diário Mais
Vale lembrar que ela se espalhou por todo o litoral de São Paulo, mas antigamente era bem difícil avistar o animal
O Tapicuru (Phimosus infuscatus) se espalhou por toda a Baixada Santista / Bruno Neri/Arquivo Pessoal
O Diário do Litoral traz explicações a respeito do Tapicuru, personagem da matéria publicada nesta terça-feira (13). O assunto trouxe grande repercussão, com leitores mandando vídeos e comentários a respeito da ave. E, atendendo a pedidos, separamos uma lista de parentes da ave.
Vale lembrar que ela se espalhou por todo o litoral de São Paulo e quem sabe ela ainda vai dominar o mundo? Está fácil de vê-lo e até em Santos tem, mas não vá pensando que era “molezinha” ver o bicho como nos dias atuais, não. O Tapicuru não dava essa “sopa” que dá hoje.
Atendendo a pedidos, confira agora quem são os parentes deste alados, considerando as espécies que ocorrem no Brasil:
O Guará-vermelho (Eudocimus ruber) é uma linda e inconfundível ave de cor vermelha, considerada símbolo da recuperação ambiental de Cubatão, local onde ela começou a colonizar a região a partir dos anos 80. Já foi registrada em praticamente todas as cidades do litoral de São Paulo. Pode ser encontrada também em Trinidad e Tobago, Colômbia e Venezuela.
O Coró-coró (Mesembrinibis cayennensis) tem ampla distribuição no Brasil e já foi registrado na maioria dos estados do país. Pode ser encontrado em todas as cidades do litoral de São Paulo e também em quase toda a América do Sul até o Panamá.
A Caraúna ou Caraúna-de-cara-branca (Plegadis chihi) tem uma distribuição mais restrita ao centro-sul do país. No litoral de São Paulo, há poucos registros da espécie nas cidades, com um ou outro registro em uma ou outra cidade. Além do Brasil, ela pode ser encontrada no Peru, Chile e Argentina. Há uma população que vive no México e Estados Unidos.
O Curicaca (Theristicus caudatus) é uma ave que chama a atenção quando é avistada por conta do bonito de suas cores. Às vezes, pode aparecer em qualquer praça da região, de qualquer cidade do litoral paulista, onde ela pode ser encontrada. Pode ser vista em quase todo o país e também no Paraguai, norte da Argentina, norte do Uruguai e parte da Bolívia.
Curicaca-real pode ser encontrado no Paraguai, Argentina Uruguai e Bolívia. Não há registro da espécie no litoral de São Paulo, no site wikiaves, especializado no tema.
Cotidiano
Empresa ainda oferta a possibilidade de trabalho no modelo híbrido
Cotidiano
O prêmio é de R$ 1.700.000,00