O carteiro Jaiminho, do seriado Chaves / Reprodução/Youtube
Continua depois da publicidade
Quem cresceu assistindo ao seriado Chaves certamente se lembra das desculpas esfarrapadas de Jaiminho, o Carteiro. Sempre que o Senhor Barriga cobrava agilidade na entrega das cartas, o personagem soltava o clássico bordão "é para evitar a fadiga" e emendava histórias grandiosas sobre sua terra natal: Tangamandápio.
Durante décadas, muitos fãs acreditaram que o lugar era uma invenção do roteirista Roberto Gómez Bolaños. No entanto, a cidade não só existe como virou ponto turístico justamente por causa do carteiro preguiçoso.
Continua depois da publicidade
Ao contrário do que Jaiminho afirmava na vila, jurando que sua terra era "quase do tamanho de Nova York", a verdadeira Santiago Tangamandapio é um município pacato. Localizada no estado de Michoacán, no México, a cidade fica a cerca de 160 km da capital, Morelia, e tem uma população estimada em pouco mais de 20 mil habitantes — bem longe dos milhões da metrópole americana.
O nome curioso tem origem chichimeca e um significado quase poético (e irônico): quer dizer "tronco podre que se mantém em pé na água". Uma metáfora que combina estranhamente bem com a bicicleta do personagem, que nunca tombava, mesmo ele não sabendo pedalar.
Continua depois da publicidade
A gratidão dos moradores pela fama internacional é tanta que, em 2012, a prefeitura inaugurou uma estátua de bronze de Jaiminho na rua principal da cidade. A placa de homenagem diz: "A quem o povo de Tangamandápio rende homenagem póstuma por ter dado a conhecer nosso município a nível internacional".
Na vida real, o ator Raúl "Chato" Padilla chegou a visitar o local em 1983, sendo recebido com festa, música e carreata, tratado como um verdadeiro herói. Visitar a cidade hoje é uma viagem no tempo para os fãs, mas a recomendação é ir de carro ou ônibus. Afinal, ir de bicicleta pode causar muita fadiga.