Diário Mais
A plataforma Pets Turistas, especializada nesse tipo de roteiro, tem investido em vivências que vão além do básico
A Aula de Surf Dog é promovida pela Pets Turistas e comandada pelo educador físico Augusto / Divulgação/Pets Turistas
Continua depois da publicidade
Levar o pet junto nas aventuras de fim de semana deixou de ser um desafio. Hoje, opções de turismo pet friendly estão ganhando cada vez mais espaço no litoral paulista e em outras regiões do estado, unindo lazer, cultura e experiências únicas para quem não abre mão da companhia dos animais de estimação.
A plataforma Pets Turistas, especializada nesse tipo de roteiro, tem investido em vivências que vão além do básico.
Continua depois da publicidade
Criada por Patrícia Ieno, profissional com mais de 25 anos de experiência no setor de turismo e hotelaria, a iniciativa foi inspirada em Toddy, seu border collie, que faleceu em 2024 e foi o ponto de partida para idealizar atividades inclusivas voltadas ao bem-estar dos animais.
Graduada em Turismo pela UNIBERO e pós-graduada em Gestão de Projetos pela FAAP, Patrícia viu no mercado pet friendly um espaço em expansão e decidiu apostar em roteiros que aliam natureza, cultura e estrutura adequada para os bichinhos.
Continua depois da publicidade
Na Praia José Menino, em Santos, a proposta é inusitada: tutores e seus cães aprendem a surfar juntos. A Aula de Surf Dog é comercializada pela Pets Turistas e comandada pelo educador físico Augusto, que ganhou notoriedade ao conquistar o vice-campeonato de Surf Dog na Califórnia com seu cão Parafina.
Além de divertida, a atividade fortalece o vínculo entre tutor e pet, proporciona equilíbrio emocional e garante uma boa dose de aventura à beira-mar.
Como reforça a própria equipe da Pets Turistas, atividades em conjunto ajudam a fortalecer a relação entre tutores e pets, promovendo a confiança e a conexão emocional, essenciais para um relacionamento saudável.
Continua depois da publicidade
Outra sugestão é o roteiro "Aventura na Praia", realizado em Peruíbe. A experiência reúne em território indígena: trilha, banho no lago, visita a uma aldeia indígena e praia deserta, além de um passeio de barco, com parada também para banho, pelo Rio Guaraú.
O grupo fecha uma pousada pet friendly, a Sollar do Gerânios, que conta com espaço para os cachorros interagirem.
Para quem deseja explorar outras regiões do estado, a Pets Turistas também oferece roteiros diferenciados no interior paulista. Confira algumas opções:
Continua depois da publicidade
Na Vinícola Saccomani, os tutores caminham com os cães por uma trilha de 1,5 Km entre os parreirais. O passeio inclui banho de lago, degustação de vinhos e almoço caipira em meio à natureza.
A Fazenda Atalaia oferece uma visita guiada por suas instalações históricas, incluindo marcenaria, criação de animais e meliponário. O ponto alto é a degustação de queijos artesanais, como o premiado queijo Tulha, acompanhada de um almoço típico.
Com serviço de bordo, o passeio de trem até a Estação de Luís Carlos remete ao início do século passado. O vagão bar, exclusivamente fechado para o grupo, é open food e open bar para os humanos, e open petiscos para os pets.
Continua depois da publicidade
Após o trajeto, há a opção de seguir para uma trilha com lago no Espaço Rural Água da Onça, onde os pets podem se refrescar.
O pacote de três dias inclui o passeio de limousine off-road e Acqua Trekking no Cânion Três Pedras, famoso pelas lendas ligadas aos Caminhos do Peabiru. O cenário de transição entre Mata Atlântica e Cerrado oferece paisagens impressionantes.
A Pousada Chalés da Cuesta é fechada para o grupo e tem piscina liberada para os pets.
Continua depois da publicidade
Com estrutura adequada e atividades que respeitam os limites dos animais, os roteiros pet friendly ganham cada vez mais espaço entre os viajantes.
A proposta da Pets Turistas é garantir experiências únicas, onde o lazer é compartilhado com os amigos de quatro patas em roteiros seguros, culturais e repletos de natureza.
Para Patrícia Ieno, atividades em conjunto ajudam a fortalecer a relação entre tutores e pets. “Essas experiências promovem a confiança e a conexão emocional, essencial para um relacionamento saudável. O tempo de qualidade juntos gera memórias e fortalece o laço afetivo”, afirma a especialista.
Continua depois da publicidade
“E falando em memórias, imagine ter a primeira vez que o seu cão viu o mar e brincou com as ondas, a trilha em que ele se sujou na lama, o pôr do sol que vocês viram juntos etc”, finaliza.