De acordo com a NASA, será nada menos que o maior eclipse solar do século XXI e, claro, a expectativa já é gigantesca. / Freepik
Continua depois da publicidade
No dia 2 de agosto de 2027, o mundo vai parar para assistir a um dos eventos astronômicos mais grandiosos da era moderna: um eclipse solar total que promete mais de seis minutos de escuridão absoluta em plena luz do dia.
De acordo com a NASA, será nada menos que o maior eclipse solar do século XXI e, claro, a expectativa já é gigantesca.
Continua depois da publicidade
O fenômeno poderá ser acompanhado por milhões de pessoas ao redor do planeta, dependendo da localização. Para quem estiver na rota certa, será aquele tipo de espetáculo que a gente lembra para sempre.
A faixa de totalidade, região onde a Lua encobre completamente o Sol, transformando o dia em noite e vai atravessar partes da Europa, norte da África e Oriente Médio. Entre os países privilegiados estão:
Continua depois da publicidade
Durante esses surpreendentes seis minutos, o céu escurece como se fosse noite, a temperatura cai e até os animais podem mudar de comportamento, acreditando que o dia acabou. É um show da natureza daqueles que deixam qualquer um arrepiado.
Astrônomos alertam para fenômeno raro que pode surpreender o mundo em 4 de dezembro
Fora da faixa de totalidade, boa parte da Europa, grande parte da África, regiões do Oriente Médio e o sul da Ásia poderão acompanhar o eclipse parcial e quando a Lua tapa apenas um pedaço do Sol. Mesmo sem virar “noite”, o visual continua impressionante e rende um belíssimo espetáculo.
Continua depois da publicidade
Infelizmente, o eclipse total de 2027 não será visível das Américas, incluindo o Brasil. Ainda assim, quem estiver por aqui poderá acompanhar tudo ao vivo por transmissões de observatórios internacionais e plataformas especializadas, como:
Ou seja, mesmo de longe dá para curtir o evento e com comentários de especialistas.
Eclipses totais já são fenômenos pouco comuns. Os que ultrapassam seis minutos de escuridão, então, são quase lendários. Normalmente, eles duram entre 2 e 4 minutos. Em 2027, alguns lugares terão 6 minutos e 23 segundos de completo breu. É histórico.
Continua depois da publicidade
Para quem ficar com gostinho de “quero mais”, boa notícia: em 12 de agosto de 2026, um eclipse solar parcial poderá ser observado no sul do Brasil.