No dia 2 de agosto de 2027, parte do planeta terá a oportunidade de presenciar um dos eventos astronômicos mais impressionantes da era moderna / Freepik
Continua depois da publicidade
No dia 2 de agosto de 2027, parte do planeta terá a oportunidade de presenciar um dos eventos astronômicos mais impressionantes da era moderna: um eclipse solar total de longa duração, com mais de seis minutos de escuridão completa em plena luz do dia. Segundo a NASA, trata-se do maior eclipse solar do século XXI.
A expectativa é de um espetáculo raro, que poderá ser observado ao vivo por milhões de pessoas, dependendo da localização geográfica.
Continua depois da publicidade
A faixa de totalidade, ou seja, a região em que a Lua cobrirá completamente o Sol, transformando o dia em noite por alguns minutos, se estenderá por países da Europa, norte da África e Oriente Médio. Entre os locais que poderão testemunhar o fenômeno em sua totalidade estão:
Durante os mais de seis minutos de escuridão, o céu ficará tão escuro quanto à noite, as temperaturas poderão cair rapidamente e até os animais podem se comportar como se fosse o fim do dia.
Continua depois da publicidade
Mesmo fora da faixa de totalidade, outras regiões também poderão observar o eclipse de forma parcial, quando a Lua cobre apenas parte do Sol. Isso inclui boa parte da Europa, grande parte da África, o sul da Ásia e regiões do Oriente Médio. Embora o efeito seja menos intenso que o eclipse total, o fenômeno ainda será impressionante.
Noite de Dia das Bruxas no Brasil terá cometa e bolas de fogo cruzando o céu
O eclipse de 2027 não será visível diretamente no Brasil, já que a trajetória da sombra da Lua não alcançará as Américas. No entanto, brasileiros poderão acompanhar o evento por meio de transmissões ao vivo de observatórios internacionais, NASA e canais especializados em astronomia, como:
Continua depois da publicidade
Eclipses totais do Sol não são frequentes, e os que duram mais de seis minutos são ainda mais excepcionais. Em média, a duração de um eclipse total costuma variar entre 2 e 4 minutos.
Em 2027, algumas regiões poderão vivenciar até 6 minutos e 23 segundos de escuridão total, tornando o fenômeno histórico.
Embora o eclipse de 2027 não seja visível no país, outro evento astronômico poderá ser acompanhado pelos brasileiros: no dia 12 de agosto de 2026, um eclipse parcial do Sol será observado no sul do Brasil.
Continua depois da publicidade
Para os apaixonados por astronomia ou viajantes que desejam viver a experiência única de um eclipse total, deslocar-se até o sul da Espanha ou norte da África é a melhor opção.
Além de destinos turísticos encantadores, esses locais estarão na rota direta da totalidade e proporcionarão a sensação de que o Sol foi literalmente apagado no meio do dia.