Diário Mais

Sol alaranjado visto no Brasil está prejudicando nossa saúde, diz especialista

Quanto o astro está dessa cor, é indicativo de que a poluição na atmosfera está muito alta

Jeferson Marques

Publicado em 05/09/2024 às 16:17

Compartilhe:

Sol alaranjado é tão perigoso quanto fumar um cigarro, diz especialista / Foto de Dương Nhân/Pexels

Várias regiões do Brasil viram o sol em um tom mais alaranjado nas últimas semanas. Fotos e vídeos foram compartilhados nas redes sociais, já que o fenômeno é, de fato, muito bonito. Todavia, ele esconde uma condições preocupante, e que chama a atenção de especialistas.

Quando você olha para o céu e vê o sol em um tom mais alaranjado, isso significa que a atmosfera está cheia de partículas vindas de poluição, queimadas etc. Ou seja, você está respirando fragmentos nada saudáveis.

Micael Amore Cecchini, do IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas) da USP, disse ao Uol que a cor laranja do sol é chamada de "espalhamento de luz", e acontece quando as partículas das queimadas estão suspensas na atmosfera em um volume muito alto. Como o sol emite luz em todas as cores, quando essa mesma luz atravessa uma atmosfera muito, mas muito poluída, o espalhamento é ainda maior, deixando-o com essa tonalidade alaranjada.

A fumaça das queimadas ajudam a levar essas partículas à atmosfera, e a falta de chuva ou de frentes frias permitem com que elas "flutuem", mantendo-se suspensas por muitos dias consecutivos.

Cecchini diz que aspirar esses fragmentos de poluição causam o mesmo efeito de fumar um cigarro, referindo-se ao carbono e outras moléculas nocivas presentes neles.

*Com informações do Uol

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Câmara de Cubatão, no litoral de SP, reabre inscrições para concurso público

O processo seletivo oferece 14 vagas, e a prova escrita está prevista para o dia 13 de outubro de 2024

Santos

Bar no litoral de SP inova com churrasco à vontade e pagode; veja quando

O grande diferencial do Nosso Bar History é o buffet de churrasco à vontade, disponível nos domingos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter