Diário Mais

Sem cemitério nem delegado, cidade do interior de SP é uma das melhores para se viver

Entenda como a cidade sem cemitério nem delegado está na 4ª posição do ranking de nacional de qualidade de vida

Agência Diário

Publicado em 27/09/2025 às 20:02

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Cidade conhecida pela tranquilidade e segurança pode ser um ótimo lar para aposentados / Wikimedia Commons/Eduardo Shiroma

Continua depois da publicidade

Conhecida como uma das cidades mais seguras e boas para se viver em São Paulo, Águas de São Pedro fica apenas a duas horas da capital paulista (cerca de 185 km de distância).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O município ganhou o 4º lugar do ranking nacional de qualidade de vida, do Índice de Progresso Social (IPS), mesmo não possuindo cemitério nem delegado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Cidade do litoral de SP toma medida inédita com instalação de 1° semáforo

• Sinônimo de paz, 2ª menor cidade do Brasil tem fontes de águas termais e terapêuticas

• Sem prédios e semáforos, cidade do interior de SP é repleta de natureza e aventuras

Com apenas 3,6 km², Águas de São Pedro é a menor cidade de São Paulo e a segunda menor do Brasil quando se fala em território.

Conheça também a cidade que não tem prédios e nem semáforos no interior de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Uma das mais seguras de SP

Morador há 20 anos, o autônomo Marcelo Braga contou ao portal UOL que conheceu a cidade em uma viagem com a família. Anos depois, ele decidiu se mudar para lá.

“Foi um baita choque. Como bom paulistano, eu nasci e cresci em meio ao trânsito. Aqui não temos nem semáforo. Não tem violência nem nada. Minha casa já ficou com uma porta aberta e não aconteceu nada”, descreve ele.

Um outro morador, Orlando Cirino, revelou ao portal que a delegacia da cidade está quase sempre fechada: "Até tem uma, mas não tem delegado. Tem um escrivão e às vezes um investigador. É uma delegacia que tem pouco trabalho”.

Continua depois da publicidade

Muitos outros habitantes confirmam a segurança do município. Nas raras ocasiões em que precisam prestar queixa, recorrem à cidade vizinha, São Pedro, a pouco mais de 7km de distância.

O motivo por trás do sossego pode ser explicado pela baixa população. Além de ser uma das menores cidades do Brasil, Águas de São Pedro possui apenas 2.780 habitantes, de acordo com o último Censo (2022) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ausência de cemitério

Além de delegado, Águas de São Pedro também não possui cemitério – quem morre na cidade precisa ser levado para os municípios vizinhos. Mesmo após uma tentativa de criar um velório na cidade, a falta de atividade contribuiu para a desativação do espaço.

Continua depois da publicidade

A relação do município interiorano com suas águas pode explicar a ausência de cemitério e até mesmo de lixão. 

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP (IPT) comprovou que as nascentes de água do município possuem propriedades medicinais que ajudam a tratar problemas de pele e reumatismo.

O fenômeno é explicado pela quantidade de minerais, como o enxofre e o bicarbonato de sódio, presentes na chamada “água sulfurosa”.

Continua depois da publicidade

História da cidade

A cidade interiorana surgiu a partir de uma descoberta inesperada: nos anos 1920, enquanto se buscava petróleo na região, foram encontradas fontes de águas minerais ricas em enxofre

O empresário Octavio Moura Andrade aproveitou o potencial terapêutico dessas águas e inaugurou um hotel, conhecido hoje como Grande Hotel São Pedro, que mais tarde ficaria localizado no meio da cidade.

Em 1940, a região foi reconhecida oficialmente como uma estância (localidade) que dispõe de fontes de águas minerais com propriedades medicinais.

Continua depois da publicidade

Poucos anos depois, em 1948, tornou-se município independente. Desde o início, o projeto urbano foi pensado para unir turismo, saúde e qualidade de vida.

Por Vitoria Estrela.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software