Sede do Governo de São Paulo por pouco não ficou no litoral; entenda

A construção foi encomendada pelo Comendador Ferreira Netto, que iniciou a obra em 1867

Entre os anos de 1875 e 1939, o casarão serviu como sede de importantes instituições

Entre os anos de 1875 e 1939, o casarão serviu como sede de importantes instituições | Rodrigo Montaldi/DL

O Casarão do Valongo, localizado na cidade de Santos, litoral de São Paulo, é um edifício carregado de história e importância para a região e o estado. Construído entre 1867 e 1872, o edifício foi originalmente projetado para ser a sede do Governo da Província de São Paulo, mas esse objetivo nunca se concretizou.

Continua após a publicidade

A construção foi encomendada pelo Comendador Ferreira Netto, que iniciou a obra em 1867, completando o primeiro bloco. No entanto, o Comendador faleceu em 1868, deixando a responsabilidade para seu sócio, Luís Guimarães, que finalizou o edifício apenas em 1872. 

Com sua conclusão, o Casarão passou a desempenhar outras funções ao longo dos anos, sempre com grande relevância para a cidade de Santos.

Continua após a publicidade

Entre os anos de 1875 e 1939, o casarão serviu como sede de importantes instituições. Em 1875, abrigou o Clube XV e, posteriormente, entre 1895 e 1939, o primeiro pavimento foi ocupado por comércios, enquanto os andares superiores sediaram a Intendência de Santos e a Câmara Municipal.

Ao longo das décadas seguintes, entre 1940 e 1976, o edifício teve uma função mais comercial e urbana, abrigando hotéis, bares e escritórios. 

Continua após a publicidade

Contudo, a estrutura do casarão sofreu com o tempo e foi gravemente danificada por dois incêndios, um em 1985 e outro em 1992, que comprometeram parte de sua integridade, deixando-o abandonado por um período.

Reconhecendo sua importância histórica e arquitetônica, o Casarão do Valongo foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) em 03 de fevereiro de 1983, através do processo nº 00429/74. 

Continua após a publicidade

O tombamento garantiu a preservação do edifício, que, mesmo após anos de abandono, passou por um processo de restauração em 2004.

Finalmente, em 2014, o Casarão do Valongo ganhou nova vida ao se tornar a sede do Museu Pelé, atraindo visitantes e revalorizando a história tanto da cidade de Santos quanto do estado de São Paulo.