Apesar de incomum, alguns banheiros antigos possuem maquina de lavar integrada / Freepik
Continua depois da publicidade
O momento do banho costuma ser relaxante, mas o barulho da máquina de lavar ao lado pode esconder um perigo real. Especialistas em segurança doméstica recomendam mudar esse hábito para evitar problemas elétricos sérios.
Niina Silander afirma categoricamente que "tomar banho com a máquina de lavar em funcionamento é uma má ideia, caso haja risco de a máquina se molhar". A recomendação foca em evitar que a água entre em contato direto com o motor.
Continua depois da publicidade
Além disso, profissionais que pesquisam a segurança do lar sugerem que você lave as roupas em horários alternativos. Manter equipamentos energizados em locais úmidos eleva as chances de curtos-circuitos inesperados.
O perigo de choque elétrico se torna mais iminente quando a ventilação do banheiro é precária. A umidade excessiva atua como um condutor, permitindo que a eletricidade escape do aparelho e atinja quem está por perto.
Continua depois da publicidade
Como limpar máquina de lavar por dentro de forma simples e prática
Contudo, o estado das tomadas define o nível de proteção que você possui em casa. Imóveis antigos nem sempre contam com o aterramento necessário para suportar eletrodomésticos modernos em áreas molhadas.
Você pode instalar um dispositivo de corrente residual para aumentar a segurança do seu imóvel. Esse sistema interrompe o fluxo elétrico assim que percebe uma anormalidade na fiação ou no aparelho.
Continua depois da publicidade
Por outro lado, o uso de um box de vidro ou cortina ajuda a proteger a estrutura da máquina. Essas barreiras impedem que os salpicos de água causem ferrugem ou danifiquem os componentes eletrônicos sensíveis.