Diário Mais

Por que retirar os sapatos ao entrar em casa? Eles acumulam bactérias, sujeira e até fezes

Além disso, já foi documentada a presença frequente de outros microrganismos patogênicos nas solas, incluindo esporos de Clostridium difficile e Staphylococcus

Agência Diário

Publicado em 17/07/2025 às 09:50

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A sola dos sapatos carrega milhões de bactérias / Imagem gerada por IA

Continua depois da publicidade

A cada passo que você dá fora de casa, seus sapatos podem estar coletando uma impressionante quantidade de sujeira e microrganismos que, sem saber, você leva para dentro do seu lar. Este hábito simples de retirar os calçados antes de entrar é uma barreira eficaz contra essa invasão.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Material vegetal, poeira, detritos com substâncias tóxicas e até fezes de animais se acumulam nas ranhuras profundas das solas, tornando-as um grande vetor de contaminação. Especialistas apontam que a remoção é vital para manter um ambiente interno mais limpo e organizado, segundo o portal O Globo.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Menos bactérias, mais eficiência: esse utensílio promete substituir a esponja

• Pesquisadores do interior de SP descobrem bactérias que podem salvar mares do planeta

• Cidade do litoral de SP vai descontaminar cemitérios após presença de bactérias

Essa prática, embora não seja tradicional no Brasil, ganhou força durante a pandemia e se revelou essencial para a saúde doméstica.

Microrganismos resistentes 

Além disso, já foi documentada a presença frequente de outros microrganismos patogênicos nas solas, incluindo esporos de Clostridium difficile e Staphylococcus aureus (bactéria que pode causar infecção no intestino), ambos resistentes a múltiplos antibióticos.

Continua depois da publicidade

Uma pesquisa da Universidade de Houston de 2017 indicou que quase 40% das amostras de solas continham Clostridium difficile, uma bactéria que resiste a muitos produtos de limpeza e pode causar diarreia e inflamação grave do cólon.

Saiba também que seu micro-ondas pode ser a casa de milhares de bactérias.

Perigo para os pequenos 

Embora adultos saudáveis possam não sentir um grande impacto direto, o risco aumenta drasticamente para crianças pequenas, especialmente aquelas até 5 anos, que engatinham e levam as mãos à boca. Elas podem desenvolver infecções respiratórias ou de garganta.

Continua depois da publicidade

O mesmo vale para pessoas imunossuprimidas, como idosos ou pacientes em tratamento médico, que podem prevenir doenças ao evitar a entrada de calçados sujos.

Veja ainda como ter uma geladeira cheirosa sem esforço: o truque que pouca gente sabe e que vai facilitar sua vida.

Adote hábitos de limpeza

Se não for possível tirar os sapatos imediatamente na entrada, um tapete higienizante borrifado com solução de limpeza (1L de água + 1 colher de sopa de água sanitária) pode ajudar a limpar as solas.

Continua depois da publicidade

É ideal designar um local específico, como lavanderia, para guardar os calçados usados e limpá-los. Para quem tem animais de estimação, limpar as patas deles antes de entrar também é essencial.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software