Diário Mais
A Rota do Queijo paulista abrange 77 cidades, oito temas e 102 propriedades; conheça os tipos de queijos e a história de expansão do setor em SP
 
						No Brasil, estados como Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul concentram tradições seculares na produção queijeira / Pexels
Continua depois da publicidade
O Estado de São Paulo não quer ser apenas a terra da garoa e dos negócios, mas também se lança na audaciosa missão de ser a "nova Suíça ou a nova França" do queijo artesanal no Brasil. As Minas Gerais que se cuidem, pois a concorrência é gourmet.
Com o lançamento das Rotas do Queijo, o governo paulista oficializa um convite à viagem e à gastronomia, prometendo uma imersão na produção que já coleciona prêmios internacionais, como o ouro no Mundial de Queijos da França.
Continua depois da publicidade
A iniciativa intersecretarial não se limita ao lançamento, pois promove uma viagem por 77 municípios e 102 propriedades, organizadas em oito rotas temáticas, como a da Mantiqueira e Vale do Paraíba e a das Nascentes, Águas e Serras Paulistas. O objetivo é fortalecer o turismo rural, um setor que cresceu quase 30% ao ano desde a pandemia de 2020.
A história do queijo paulista vive um momento de efervescência. Desde 2022, o número de produtores registrados no Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP) aumentou 300%, impulsionado pela simplificação do processo de registro.
Continua depois da publicidade
Atualmente, o estado conta com quase 60 queijarias artesanais reconhecidas, além de mais de 100 indústrias, consolidando-se como um polo importante da queijaria brasileira.
A qualidade dessa produção já ecoa para além das fronteiras. Na 7ª edição do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, na França, quatro dos dez queijos brasileiros premiados com medalha de ouro eram do estado de São Paulo.
As rotas incluem desde municípios tradicionais no interior até cidades turísticas. No roteiro da Cuesta, Itaqueri e Tietê, por exemplo, estão Botucatu e Piracicaba. Já na do Sudoeste Paulista, o viajante pode explorar Ibiúna e Itapetininga.
Continua depois da publicidade
O convite é para vivenciar processos de produção, degustações e experiências no campo, transformando a gastronomia em um dos principais atrativos de viagem no estado.
Confira mais curiosidades sobre a Rota do Queijo de São Paulo no vídeo da Alesp.
Continua depois da publicidade