Diário Mais
Alguns dos recursos tecnológicos utilizados incluem produtos de grandes empresas e multinacionais, como Mercedes Benz, Eletra, entre outros
São Paulo apresenta ônibus elétricos com tecnologias fabricadas no Brasil, unindo inovação, sustentabilidade e transporte público de qualidade / Foto: JFDiorio/SECOM
Continua depois da publicidade
A cidade de São Paulo deu um novo passo em prol da modernização do transporte público ao anunciar os primeiros 27 ônibus elétricos equipados com tecnologias fabricadas no Brasil. A iniciativa reflete o constante desenvolvimento tecnológico da região e a busca por soluções mais sustentáveis.
Apesar desse avanço, muitos usuários ainda desconhecem a força do portfólio tecnológico nacional. Abaixo, detalhamos as principais tecnologias utilizadas e como elas impactam o conforto e a segurança dos passageiros:
Continua depois da publicidade
A empresa brasileira é referência nacional e internacional em transporte público, sendo responsável pelo sistema de tração elétrica. Com cerca de 400 veículos operando na Grande São Paulo, a Eletra fabrica versões:
Trólebus: Alimentados por fiação aérea (catenária).
Continua depois da publicidade
Híbridos: Combinam motores elétricos e a combustão para reduzir a emissão de poluentes.
Elétricos puros: Movidos exclusivamente a bateria.
As baterias utilizadas possuem regulação por válvulas, o que minimiza a geração de gases e impede vazamentos. Elas dispensam revisões frequentes e possuem vida útil estimada em cinco anos (em condições normais de operação).
Continua depois da publicidade
Além disso, a WEG mantém um programa de logística reversa para reciclagem, seguindo as normas ambientais brasileiras.
Embora seja uma multinacional alemã, a Mercedes-Benz produz chassis e plataformas amplamente adaptados ao mercado brasileiro.
Entre os destaques tecnológicos estão sistemas de conectividade e interface que podem incluir o Sistema MBUX, oferecendo painéis de alta resolução e maior controle operacional para o motorista.
Continua depois da publicidade
A fabricante brasileira contribui com a estrutura e o acabamento dos veículos. Para os novos modelos, o foco está na biossegurança e conveniência, com recursos como:
Tecidos antivirais e purificadores de ar.
Dispositivos para higienização das mãos.
Continua depois da publicidade
Proteção de cabine para o motorista.
Para melhorar a experiência do passageiro, os novos ônibus contam com:
Acessibilidade: Piso baixo com rampa para facilitar o embarque.
Continua depois da publicidade
Conectividade: Tomadas USB para carregamento de dispositivos móveis.
Climatização: Ar-condicionado com saídas individuais e vidros com proteção contra raios UV.
*O texto contém informações do portal Diário do Transporte
Continua depois da publicidade