Luzes, cores e elementos gigantes dão o tom do Natal que vai transformar Santos em um grande cenário festivo / Isabella Fernandes/DL
Continua depois da publicidade
Santos dará início ao Natal mais iluminado de sua história, com mais de 2,2 milhões de pontos de LED espalhados pelas cinco regiões da cidade e atrações como trenzinhos elétricos, vilinha natalina na orla, cordões de luz, árvores reluzentes e cerejeiras estilizadas em LED. A decoração recebeu investimento de mais de R$ 8,1 milhões, garantindo a atmosfera festiva por toda cidade.
Segundo a Prefeitura, os trabalhos já se iniciaram em vários pontos da cidade e a iluminação na orla deverá ser concluída até o dia 30, enquanto a decoração no Centro Histórico, no próximo dia 4, dependendo das condições do tempo.
Continua depois da publicidade
A Orla estará recheada de decorações e atividades, um trenzinho elétrico — com acessibilidade — irá circular por áreas da Praça Luiz La Scala, na Ponta da Praia e atravessar um túnel que promete ser uma atração extra. Ainda na Ponta da Praia, a fachada do Deck do Pescador, da Ponte Edgard Perdigão e do Monumento Amo Santos receberão ornamentação especial.
Enquanto isso na Praça das Bandeiras, no Gonzaga, será montada uma Vilinha de Natal e contará com uma árvore estilizada e apresentações natalinas, com tecnologia LED, nas janelas do bonde. Já na Praia do José Menino, no Novo Quebra-Mar cordões de led nas palmeiras e elementos decorativos 2D nas árvores naturais, irão preenchero o clima natalino.
Continua depois da publicidade
No bairro Aparecida, o Largo Waldemar Nicolau Canellas ganhará ornamentação festiva nos postes, a Praça Caio Ribeiro de Moraes e Silva terá uma árvore especial como destaque e na Abílio Rodrigues Paes serão instaladas árvores estilizadas tipo cerejeira, nela e na área em frente à Basílica de Santo Antônio do Embaré.
Enfeites diferenciados, novidade desse ano, e árvores estilizadas de LED, tipo cerejeira, enfeitarão os jardins da orla, onde os postes da ciclovia e as árvores chapéu-de-sol serão ornamentados. Além disso, elementos decorativos 2D também enfeitarão as muretas dos canais 1 ao 7, os postes da Praça da Independência e da Avenida Ana Costa, assim como nas ruas Azevedo Sodré e Tolentino Filgueiras.
Veja também: Natal dos sonhos: parque mágico da Disney começa a ser montado no Brasil.
Continua depois da publicidade
Na Zona Noroeste, o trenzinho elétrico iluminado volta a ser atração no Jardim Botânico Chico Mendes, no Bom Retiro, que também ganhará fachada decorada em clima natalino e uma grande árvore estilizada como destaque.
A fachada do Centro de Atendimento ao Turista e de Comércio de Artesanato, no Castelo, e a Praça do Piratininga também receberão elementos festivos, enquanto o Parque dos Mangues, na Santa Maria, será enfeitado com uma árvore estilo cerejeira em LED.
A ornamentação alcançará ainda os postes das avenidas Martins Fontes, Jovino de Melo e Álvaro Guimarães, além das praças Paz Universal, Bruno Barbosa, Jerônimo La Terza, Santa Paulina e Antônio Guilherme Gonçalves, que também terá uma árvore estilizada. Já as palmeiras da Praça Júlio Dantas ganharão cordões de LED, e a caixa-d’água do Morro do Ilhéu receberá uma cascata de luzes.
Continua depois da publicidade
As árvores naturais da Lagoa da Saudade e da Praça Guadalajara, no Morro da Nova Cintra, receberão cordões de LED e ganharão uma árvore especial, além de outras estilizadas em LED, tipo cerejeira.
As avenidas Santista, Antônio Manoel de Carvalho e Guilherme Russo, assim como a Rua 3, em frente à Praça do Céu, na Vila Progresso, o entorno da Praça Guadalajara, também no Morro da Nova Cintra, e o Largo São Bento, no Morro São Bento, também serão decorados com elementos luminosos instalados nos postes.
Ilha Diana, Iriri, praça principal de Monte Cabrão, Rua Andrade Soares, Rua Marginal, no Caruara e no Vale do Quilombo, receberão ornamentação nos postes.
Continua depois da publicidade
Ainda no Caruara, uma árvore estilizada será o destaque da Praça das Palmeiras, que também terá suas árvores naturais decoradas com cordões de LED, como as da Praça da Policlínica, na Ponta da Praia.
Dica de leitura: trem de Natal ilumina o interior de São Paulo e leva magia às ferrovias.
Além de todas as decorações, Santos fará uma das maiores edições do programa municipal de fomento à economia criativa, realizado pela Secretaria de Comunicação e Economia Criativa, o Mega Feito em Santos - Natal Criativo 2025. O evento ocorrerá na Praça Mauá, entre 4 e 23 de dezembro, e reunirá artesãos, artistas, empreendedores criativos e expositores do setor gastronômico.
Continua depois da publicidade
Um desses pontos foi acompanhado pelo prefeito Rogério Santos em sua montagem, a Praça Caio Ribeiro de Moraes e Silva, no bairro Aparecida, junto do secretário da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), Fabrício Cardoso.
O prefeito destacou o peso econômico e turístico das festividades de fim de ano e reforçou: “O motivo principal é reforçar o clima de Natal em Santos, com muita união e paz, para que todos possam usufruir do espírito de fraternidade e de irmandade”.
Ele também antecipou que a decoração natalina, além de trazer novidades, retomará atrações muito apreciadas pelo público, como o trenzinho da Praça Luiz La Scala, que passará por um túnel interativo, e o do Jardim Botânico, proporcionando um verdadeiro passeio pelo parque. “Uma data importante no calendário de Santos, que marca o início do turismo de verão”, frisou o prefeito, acrescentando que muitos eventos estão previstos na Cidade. “Muitas atrações virão por aí, atrações musicais, decoração e muita alegria”.
Continua depois da publicidade
O secretário Fabrício Cardoso lembrou que o projeto começou a ser estruturado ainda no primeiro semestre, em reuniões com o prefeito e a equipe técnica da Seinfra. “Foram inúmeras reuniões para que pudéssemos planejar um Natal diferente, de modo a fazer com que essa festividade seja ainda mais especial, principalmente para as crianças”.