Diário Mais

Saiba qual o significado e a origem do nome de Itariri

A criação do município em 1948 veio após um longo processo de desenvolvimento da região

Fábio Rocha

Publicado em 25/09/2024 às 16:37

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A história de Itariri e a escolha de seu nome estão profundamente ligadas à herança indígena / Divulgação/SETUR

Continua depois da publicidade

A cidade de Itariri, situada no litoral de São Paulo, foi oficialmente criada em 1948, e desde então, carrega um nome de origem indígena que reflete sua forte conexão com a natureza e as tradições locais. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O nome "Itariri" tem origem indígena, em que "Ita" significa "pedra" e "riri" pode ter dois significados: "miúda" ou "que rolam", de acordo com alguns especialistas.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Conheça a cidade que fica entre SP e o litoral e é considerada 'refúgio natural'

Assim, o nome da cidade pode ser interpretado como “Pedras Miúdas” ou “Pedras que Rolan”, uma referência direta às características naturais da região, marcada por formações rochosas e rios que cortam o território. 

A história de Itariri e a escolha de seu nome estão profundamente ligadas à herança indígena, destacando a relação histórica da cidade com o meio ambiente.

Continua depois da publicidade

A criação do município em 1948 veio após um longo processo de desenvolvimento da região, que antes fazia parte de municípios vizinhos. 

Com o passar do tempo, Itariri se consolidou como uma cidade autônoma, mantendo viva sua história e preservando o significado ancestral de seu nome.

Habitantes e como chegar

O município de Itariri se estende por 273,9 km² e conta com 15.471 habitantes, de acordo com o Censo de 2022. Houve um aumento de 0,37% em comparação com o último Censo, que foi em 2010.

Continua depois da publicidade

Para ir até Itariri, saindo de São Paulo, é preciso acessar a SP-160 (Rodovia dos Imigrantes) até a saída 57-A e a SP-055 (Rodovia Padre Manoel da Nóbrega) até a saída km 366.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software