10 de Outubro de 2024 • 05:14
Cidade é banhada pelo oceano Atlântico e conta com uma bela vista do horizonte / Divulgação/PMS
Apesar de parecer somente uma grande praia, a cidade de Santos possui divisões bem claras. Assim como o Diário do Litoral já te explicou quais são as praias do município, a nossa equipe de reportagem também te mostra a origem do nome de cada uma delas.
Ao todo, Santos possui 7 km de praia que compõem uma única enseada dividida em sete canais.
Esse com certeza é o nome mais fácil de te explicar, caro leitor. Geograficamente, a região fica em um dos extremos da ilha onde o município se localiza. O bairro foi um dos últimos a serem povoados na cidade.
A relação com o lado religioso, muito presente em Santos, definiu o nome e os anseios do bairro. De maneira geral, o local cresceu em volta da Igreja da Aparecida, padroeira do Brasil.
Nos primórdios, o termo servia para denominar todas as praias da cidade. Só recentemente que houve uma divisão para a ideia que vimos hoje. O nome tem o significado “ águas boas para banho” ou "conforto para enfermidades”.
Assim como em Praia Grande, a cidade de Santos também tem um bairro com praia chamado Boqueirão. Sua origem é relativamente parecida em ambos os casos. Em 1840, essa era a única saída da cidade e formava uma espécie de “ boca”.
Sem dúvidas, o Gonzaga é um dos bairros mais visitados e badalados de Santos. Conhecido por seu comércio sempre movimentado, seu nome vem justamente de uma figura notável desse segmento em Santos. António Luís Gonzaga, o homenageado, tinha um negócio singelo de secos e molhados junto à atual Rua Marcílio Dias. O seu sucesso no empreendimento o rendeu essa homenagem eterna.
Esse é outro caso de homenagem a um personagem histórico da região. Dono das terras que hoje pertencem ao bairro, José Honório Bueno recebeu a alcunha de amigos, uma brincadeira clara a sua alta estatura física.
Assim como no caso do bairro Aparecida, essa praia também faz referência a uma igreja : Nossa Senhora do Rosário da Pompéia.
Apesar de muita gente ainda chamar o local de José Menino, o bairro se tornou 'independente' em 1998.
Cotidiano
Deputados estaduais aprovaram ontem o projeto de lei que autoriza o Governo do Estado a firmar uma parceria-público-privada para a obra, que deve custar R$ 6 bi
Cotidiano
A lista de benefícios é vasta, mas dois têm bastante destaque e garantem muita ajuda para quem realmente precisa