Como acrescentar um ingrediente secreto ao seu café / Reprodução/Freepik
Continua depois da publicidade
Aquela xícara de café que tanta gente toma para começar o dia pode ganhar uma aliada interessante: a noz-moscada. A mistura vem ganhando espaço em redes sociais e blogs de bem-estar, mas está longe de ser uma invenção moderna.
Essa combinação já é usada há séculos em diferentes culturas, principalmente do Oriente, como uma forma de potencializar os efeitos do café e trazer mais equilíbrio ao organismo.
Continua depois da publicidade
Agora, o interesse voltou com força por um motivo: o café com noz-moscada pode ajudar na digestão, melhorar o foco mental e até reduzir sintomas leves de ansiedade, tudo isso com um toque a mais de sabor e aroma.
Além de trazer um sabor diferente (quase adocicado e levemente picante), a noz-moscada tem propriedades anti-inflamatórias, calmantes e antioxidantes. Quando usada em pequenas quantidades, ela pode ajudar a:
Continua depois da publicidade
Segundo nutricionistas, essa combinação é especialmente boa para quem quer um “gás” durante o dia sem se sentir acelerado demais. Porém, não é recomendado fazer essa mistura durante a noite, pois pode afetar o sono.
Confira por que tomar café com leite pode causar azia ou desconforto, segundo nutricionistas. Saiba detalhes.
Apesar dos benefícios, a noz-moscada precisa ser usada com moderação. Ela contém compostos que, em grandes quantidades, podem causar efeitos no sistema nervoso, como confusão mental, boca seca, agitação e, em casos extremos, alucinações ou convulsões.
Continua depois da publicidade
Ela também alerta para o risco de sobrecarregar o fígado, já que as substâncias presentes na noz-moscada demoram a ser metabolizadas pelo organismo.
Mesmo em pequenas doses, a combinação de café com noz-moscada não é recomendada para todo mundo.
Veja alguns casos em que é melhor evitar:
Continua depois da publicidade
Café com noz-moscada pode, sim, ser uma alternativa interessante para quem quer variar o sabor da bebida e aproveitar benefícios extras. Mas, como tudo, precisa ser consumido com equilíbrio. Também não substituiu uma alimentação balanceada e acompanhamento médico.
O Diário já contou sobre estudo que revelou quais são os traços de quem toma café sem açúcar. Veja detalhes.