Masdar City foi construída do zero e no meio do deserto do Emirados Árabes / Divulgação
Continua depois da publicidade
Tecnologia e sustentabilidade devem se a tônica das grandes cidades do futuro. Fugindo da superlotação dos modelos atuais, as metrópoles futuristas se destacam por valorizar e melhorar a qualidade de vida urbana.
Este era o plano dos chineses: eles pagariam R$ 9 trilhões à cidade de Mataraca, na Paraíba, no Nordeste brasileiro, para transformar em uma cidade do futuro.
Continua depois da publicidade
A intenção dos chineses era a de reconfigurar toda a cidade e, em breve, fazer dela um porto offshore de última geração, com infraestrutura da mais alta tecnologia.
Uma cidade localizada em pleno deserto conseguiu integrar tecnologia e sustentabilidade, trazendo benefícios ao meio ambiente. Com o objetivo de ser uma cidade zero carbono, Masdar City se destaca com soluções em energia solar, transporte sem emissão de gases poluentes, ruas com controle de resfriamento e “policiais verdes” para fiscalizar o uso da energia.
Continua depois da publicidade
Songdo também foi construída do zero para ser uma cidade futurista. Com tecnologias avançadas e planejamento urbano inteligente, a cidade possui um sistema inovador de gestão de resíduos, estações de carregamento para carros elétricos, e ainda, distribui 40% do território ocupado em áreas verdes.
Com investimento de R$1,3 bilhões, a cidade futurista Fujisawa é um projeto da Panasonic. A cidade visa por uma vida urbana sustentável, inteligente e com excelência em estética e modernidade em projetos arquitetônicos. Além disso, com o objetivo de otimizar as operações e serviços da cidade, Fujisawa integra diferentes sensores para coletar dados e usá-los no gerenciamento de recursos.
Projetada pelo escritório de arquitetura Neom, a cidade se estende por uma faixa de apenas 200 metros de largura. Ela promete conectar as duas extremidades em apenas 20 minutos através de um transporte ultrarrápido.
Continua depois da publicidade
Uma cidade futurista para cinco milhões de habitantes, concebida pelo renomado arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels e seu estúdio BIG, Telosa é o sonho do empresário bilionário Marc Lore para criar a cidade mais sustentável do mundo.
Mais de 1.800 hectares espalhados por três ilhas artificiais, com capacidade para abrigar entre 15 mil e 18 mil habitantes cada. Esta cidade sustentável, também projetada pelo escritório BIG, será construída majoritariamente com bambu, madeira e concreto de materiais reciclados. Cada distrito será circundado por proteção ecológica, apoiando a biodiversidade local.
Projetada para aliviar o congestionamento no Cairo, a cidade contará com um masterplan criado pela empresa de arquitetura SOM e terá um dos maiores parques urbanos do mundo.
Continua depois da publicidade