Com cinco títulos e participação contínua desde 1930, o Brasil aguarda o sorteio que definirá seu grupo na Copa de 2026 / Reprodução FIFA
Continua depois da publicidade
O apelido de “país do futebol” não é exagero: o Brasil é o único país que disputou todas as 22 edições da Copa do Mundo desde 1930, ano em que o torneio realizou sua primeira edição no Uruguai. Além disso, a Seleção segue imbatível como a única pentacampeã, com os títulos de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002, e foi a primeira a conquistar o tetracampeonato.
Ao longo das décadas, a Copa passou por diferentes formatos, inclusive em 1934 e 1938, quando não houve fase de grupos. Em 2026, o Mundial será realizado no Canadá, Estados Unidos e México e contará com 48 seleções, divididas em 12 grupos de quatro equipes.
Continua depois da publicidade
Os grupos da próxima edição serão conhecidos nesta sexta-feira (5), durante o sorteio que acontece em Washington, onde as 48 equipes serão distribuídas em seis potes. Mesmo vivendo um momento de desempenho irregular, o Brasil já está garantido na competição graças às Eliminatórias da América do Sul.
Restará apenas definir as seleções que virão da repescagem, uma espécie de “segunda chance” para quem não conseguiu a vaga direta, em um formato de playoffs que completa o quadro final de participantes.
Continua depois da publicidade
Relembre quais foram os grupos dos quais o Brasil fez parte ao longo da história.
Na primeira edição da Copa do Mundo, o Brasil integrou o Grupo B, que teve partidas realizadas nos dias 14, 17 e 20 de julho. As seleções que compunham o grupo eram:
A Iugoslávia venceu seus dois confrontos: derrotou o Brasil por 2 a 1 e a Bolívia por 4 a 0. O Brasil, por sua vez, superou a Bolívia também por 4 a 0, mas a derrota para os iugoslavos acabou resultando na eliminação ainda na fase de grupos.
Continua depois da publicidade
Com isso, a Seleção terminou a competição, sediada no Uruguai, que viria a ser a campeã da edição, na 6ª colocação geral.
As Copas de 1934 e 1938, sediadas respectivamente na Itália e na França, não contaram com fase de grupos, ou seja, ambas foram disputadas inteiramente em formato eliminatório.
Nessas duas edições, a Itália sagrou-se campeã: em 1934, venceu a Tchecoslováquia por 2 a 1, na prorrogação; em 1938, superou a Hungria por 4 a 2.
Continua depois da publicidade
O desempenho do Brasil também teve contrastes nesses anos. Em 1934, a Seleção foi eliminada logo nas oitavas de final após derrota por 3 a 1 para a Espanha. Já em 1938, alcançou uma das melhores campanhas da época, garantindo o 3º lugar ao vencer a Suécia por 4 a 2.
As edições de 1942 e 1946 não foram realizadas devido à Segunda Guerra Mundial e às consequências do conflito.
Veja também: de zebra a algoz famoso: veja os prováveis adversários do Brasil na 1ª fase da Copa do Mundo.
Continua depois da publicidade
Nesta edição, o Brasil integrou o Grupo 1. As seleções que compunham o grupo eram:
O Brasil classificou-se em 1º lugar em seu grupo, vencendo o México por 4 a 0, a Iugoslávia por 2 a 0 e empatando com a Suíça em 2 a 2. No quadrangular final, goleou a Suécia e a Espanha, mas foi derrotado pelo Uruguai por 2 a 1, de virada, no episódio conhecido como "Maracanaço". Com isso, a Seleção terminou a competição, sediada no Brasil, como vice-campeã, sendo o Uruguai o vencedor da edição.
O Brasil integrou o Grupo 1. As seleções que compunham o grupo eram:
Continua depois da publicidade
O Brasil venceu o México por 5 a 0 e empatou com a Iugoslávia por 1 a 1, classificando-se para a fase seguinte. Nas quartas de final, enfrentou a Hungria e perdeu por 4 a 2, sendo eliminado da competição. A competição foi sediada na Suíça e teve a Alemanha Ocidental como vencedora.
O Brasil integrou o Grupo 4. As seleções que compunham o grupo eram:
O Brasil ficou em 1º lugar no grupo, vencendo a Áustria e a União Soviética e empatando com a Inglaterra. Na sequência, venceu o País de Gales, goleou a França na semifinal e venceu a Suécia na final por 5 a 2. Com isso, a Seleção sagrou-se campeã da competição, sediada na Suécia.
Continua depois da publicidade
O Brasil integrou o Grupo 3. As seleções que compunham o grupo eram:
Na primeira fase, o Brasil classificou-se em 1º lugar, vencendo México e Espanha e empatando com a Tchecoslováquia. Nas fases eliminatórias, superou a Inglaterra e o Chile, vencendo a Tchecoslováquia na final por 3 a 1. Com isso, a Seleção conquistou o bicampeonato na competição, que foi sediada no Chile.
Dica de leitura: quem será o próximo? Relembre todos os campeões de Copa do Mundo da história.
Continua depois da publicidade
O Brasil integrou o Grupo 3. As seleções que compunham o grupo eram:
O Brasil venceu a Bulgária por 2 a 0, mas foi derrotado pela Hungria e por Portugal, ambos por 3 a 1. Esses resultados levaram à eliminação da Seleção ainda na primeira fase. A competição foi sediada na Inglaterra, que viria a ser a campeã da edição.
O Brasil integrou o Grupo 3. As seleções que compunham o grupo eram:
O Brasil derrotou todos os adversários na primeira fase. Nas fases seguintes, eliminou o Peru e o Uruguai, chegando à final contra a Itália, a quem venceu por 4 a 1. Com isso, a Seleção tornou-se tricampeã mundial na competição sediada no México.
O Brasil integrou o Grupo 2. As seleções que compunham o grupo eram:
Após empatar com Iugoslávia e Escócia e vencer o Zaire, o Brasil avançou, mas foi eliminado pela seleção dos Países Baixos. Na disputa de 3º lugar, perdeu para a Polônia, terminando em quarto lugar. A competição foi sediada na Alemanha Ocidental, que foi a vencedora da edição.
O Brasil integrou o Grupo 3. As seleções que compunham o grupo eram:
Na primeira fase, o Brasil empatou com Suécia e Espanha e venceu a Áustria. Na segunda fase, venceu Peru e Polônia e empatou com a Argentina, mas ficou fora da final pelo saldo de gols. Venceu a Itália na disputa de 3º lugar, terminando invicto como "campeão moral". A competição foi sediada na Argentina, que viria a ser a campeã da edição.
O Brasil integrou o Grupo F. As seleções que compunham o grupo eram:
O Brasil venceu todos os seus jogos na primeira fase. Na segunda fase, venceu a Argentina, mas foi eliminado após perder para a Itália por 3 a 2, no episódio conhecido como "Tragédia do Sarriá". A competição foi sediada na Espanha e teve a Itália como vencedora.
O Brasil integrou o Grupo D. As seleções que compunham o grupo eram:
O Brasil venceu seus três adversários na primeira fase e goleou a Polônia nas oitavas de final. Nas quartas de final, foi eliminado pela França nos pênaltis. A competição foi sediada no México e teve a Argentina como vencedora.
O Brasil integrou o Grupo C. As seleções que compunham o grupo eram:
O Brasil venceu seus três jogos na primeira fase, ficando em 1º lugar no grupo. Nas oitavas de final, foi eliminado pela Argentina. A competição foi sediada na Itália e a Alemanha Ocidental foi a vencedora.
O Brasil integrou o Grupo B. As seleções que compunham o grupo eram:
O Brasil ficou em primeiro no grupo, vencendo Rússia e Camarões e empatando com a Suécia. Nas fases eliminatórias, venceu EUA, Países Baixos e Suécia, derrotando a Itália nos pênaltis na final. Com isso, a Seleção conquistou o tetracampeonato na competição sediada nos Estados Unidos.
Saiba mais: Copa do Mundo 2026: veja quais canais e plataformas vão transmitir os jogos.
O Brasil integrou o Grupo A. As seleções que compunham o grupo eram:
O Brasil ficou em primeiro no grupo, vencendo Escócia e Marrocos e perdendo para a Noruega. No mata-mata, eliminou Chile, Dinamarca e Países Baixos, mas foi derrotado pela França por 3 a 0 na final. A Seleção terminou como vice-campeã da competição, sediada na França, que foi a vencedora.
O Brasil integrou o Grupo C. As seleções que compunham o grupo eram:
O Brasil venceu todos os jogos do grupo. Nas fases seguintes, eliminou Bélgica, Inglaterra e Turquia, vencendo a Alemanha na final por 2 a 0. Com uma campanha de 100% de aproveitamento, a Seleção tornou-se pentacampeã na competição sediada na Coreia do Sul e no Japão.
O Brasil integrou o Grupo F. As seleções que compunham o grupo eram:
O Brasil venceu os três adversários na primeira fase e Gana nas oitavas de final. Nas quartas de final, foi eliminado pela França por 1 a 0. A competição foi sediada na Alemanha e teve a Itália como vencedora.
O Brasil integrou o Grupo G. As seleções que compunham o grupo eram:
O Brasil ficou em 1º lugar no grupo, vencendo Coreia do Norte e Costa do Marfim e empatando com Portugal. Venceu o Chile nas oitavas, mas foi eliminado pelos Países Baixos nas quartas de final. A competição foi sediada na África do Sul e a Espanha foi a vencedora.
O Brasil integrou o Grupo A. As seleções que compunham o grupo eram:
O Brasil ficou em primeiro lugar no grupo, vencendo Croácia e Camarões e empatando com o México. Eliminou Chile e Colômbia, mas sofreu uma derrota de 7 a 1 para a Alemanha na semifinal e perdeu a disputa de 3º lugar para os Países Baixos. A Seleção terminou na 4ª colocação geral da competição, sediada no Brasil, tendo a Alemanha como campeã.
O Brasil integrou o Grupo E. As seleções que compunham o grupo eram:
O Brasil terminou a fase de grupos em primeiro lugar, empatando com a Suíça e vencendo Costa Rica e Sérvia. Eliminou o México nas oitavas, mas perdeu para a Bélgica por 2 a 1 nas quartas de final. A competição foi sediada na Rússia e a França foi a vencedora.
Leia também: Brasil contra o mundo: veja todos os classificados para a Copa de 2026 até agora.
O Brasil integrou o Grupo G. As seleções que compunham o grupo eram:
O Brasil terminou a fase de grupos em primeiro lugar, vencendo Sérvia e Suíça e perdendo para Camarões. Goleou a Coreia do Sul nas oitavas, mas foi eliminado pela Croácia nas quartas de final, após disputa de pênaltis. A competição foi sediada no Catar e a Argentina foi a vencedora.