SAÚDE

Usar calcinha e cueca para dormir é bom ou ruim para a saúde? Urologista responde

Desvende os segredos de uma boa noite de sono: o que a ciência diz sobre usar ou não roupa íntima

Agência Diário

Publicado em 22/07/2025 às 15:51

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A escolha de usar ou não roupa íntima para dormir pode influenciar sua saúde? Entenda / Imagem gerada por IA

Continua depois da publicidade

A pergunta sobre dormir com ou sem roupa íntima gera bastante curiosidade e diferentes opiniões. Especialistas afirmam que não existe uma única resposta correta, pois a decisão está atrelada à individualidade de cada um. Ambos os hábitos possuem aspectos que podem impactar a saúde e o conforto.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O urologista Francisco Eugênio de Vasconcelos explicou ao portal O Povo que, "do ponto de vista urológico, não existe exatamente uma contraindicação e nem parece ter riscos aumentados ao dormir sem a roupa íntima." Essa declaração sugere que, para a saúde masculina, a escolha é neutra em termos de riscos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Conheça a mistura mágica para desamarrotar roupas sem ferro

• Muito além da estética: saiba a real função dos laços das calcinhas

• Sem calcinha? Entenda simpatia para deixar o passado para trás

Essa perspectiva enfatiza a liberdade individual na decisão, focando no que proporciona maior bem-estar. O mais importante é estar atento às próprias necessidades do corpo e adaptar os hábitos para um sono tranquilo e uma boa saúde íntima.

E como estamos falando sobre calcinhas, saiba a real função dos laços das peças. Elas vão muito além da estética. 

Continua depois da publicidade

Benefícios de dormir sem roupa íntima

Embora a literatura médica não apresente evidências conclusivas, algumas pessoas percebem benefícios ao dormir sem roupa íntima. A regulação da temperatura corporal é facilitada, o que pode contribuir para um sono mais reparador e profundo, já que o corpo atinge mais rapidamente a temperatura ideal para o descanso.

Para os homens, a ausência de cueca durante o sono pode otimizar a saúde reprodutiva. Os espermatozoides necessitam de temperaturas mais baixas para serem produzidos de forma eficaz, e a cueca pode elevar a temperatura escrotal. Assim, a liberdade da roupa íntima pode ser um fator positivo.

Para as mulheres, dormir sem calcinha pode promover uma melhor ventilação na região íntima, diminuindo a umidade e, consequentemente, o risco de proliferação de fungos e bactérias. Contudo, a atenção à higiene é sempre primordial para prevenir qualquer tipo de infecção.

Continua depois da publicidade

A higiene como prioridade

A saúde da região íntima depende, acima de tudo, de uma higiene rigorosa, independentemente de se usar ou não roupa íntima para dormir. Para os homens, é vital retrair o prepúcio e limpar adequadamente a glande, prevenindo irritações, feridas e até mesmo o risco de câncer de pênis.

A vulva, nas mulheres, também demanda cuidados específicos de higiene. Casos de corrimento e infecções são comuns, e a lavagem com água corrente é fundamental. Para escolher o sabonete íntimo mais adequado às suas necessidades, o ideal é sempre buscar orientação de um ginecologista.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software