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Rodovia mais perigosa do Brasil corta 10 estados e testa nervos dos motoristas

Ela lidera, infelizmente, estatísticas de acidentes e mortes

Jeferson Marques

Publicado em 16/09/2025 às 12:52

Atualizado em 16/09/2025 às 13:38

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A BR-116 é considerada a estrada mais perigosa do Brasil e não tem boa conservação / Imagem gerada por IA

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A BR-116, que corta o Brasil de norte a sul e passa por 10 estados, é considerada a rodovia mais perigosa do país. Conhecida popularmente como “Rodovia da Morte”, ela concentra alguns dos trechos com maior índice de acidentes e vítimas fatais em território nacional.

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De acordo com dados recentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a BR-116 aparece no topo do ranking de mortes registradas em estradas federais em 2024. O extenso traçado — mais de 4,3 mil quilômetros — somado ao tráfego intenso de caminhões, más condições de conservação em alguns pontos e pistas ainda não duplicadas explicam parte do problema.

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Alto risco

Ligando regiões estratégicas como o Sul, Sudeste e Nordeste, a BR-116 é considerada uma das mais importantes do país para o transporte de cargas e de passageiros. Porém, a mesma relevância econômica acaba refletindo no risco diário de quem trafega por ela.

Em trechos como o que liga Curitiba a São Paulo, os congestionamentos frequentes e as ultrapassagens forçadas em pistas simples aumentam a possibilidade de colisões frontais. Já em Minas Gerais e Bahia, os problemas se somam a curvas sinuosas, relevo acidentado e ausência de acostamento seguro.

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Rodovia da Morte

A fama de perigosa não é recente. Desde a década de 1990, a BR-116 vem sendo apelidada de “Rodovia da Morte” pela quantidade de ocorrências graves. Estimativas apontam que milhares de pessoas já perderam a vida em seus diferentes trechos — e a cada ano os números reforçam essa imagem.

Segundo levantamento do portal AutoPapo, a rodovia figura de forma constante entre as que mais matam no país, acompanhada pela BR-101 e BR-381. Mas nenhuma delas supera a 116 em extensão e concentração de acidentes fatais.

Soluções ainda distantes

Especialistas defendem que a duplicação integral da BR-116, melhorias na sinalização e fiscalização mais rigorosa poderiam reduzir os índices de sinistralidade. Projetos existem, mas a execução avança lentamente em diversos pontos, deixando motoristas à mercê de uma estrada vital para o Brasil, mas marcada pelo perigo.

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