Diário Mais

Robôs subaquáticos colocam Brasil na rota de desastre do 'Glaciar do Juízo Final'

Estudo indica grande preocupação dos cientistas com o rápido descongelamento da 'rolha'

Jeferson Marques

Publicado em 24/07/2025 às 16:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A Geleira do Juízo Final está derretendo muito rápido, alertam pesquisadores / Alexandra Mazur/University Gothenburg/Pexels

Continua depois da publicidade

Um novo estudo de um grupo de cientistas dos EUA e do Reino Unido publicado no site do projeto ITGC (International Thwaites Glacier Collaboration) e discutido no evento British Antarctic Survey (BAS) em Cambridge indica que a principal geleira da Antártida está "derretendo" muito rápido, e que aumentos brutais no nível dos oceanos, com inundações de grandes cidades, já são um perigo palpável.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Chamada de Glaciar Thwaites (Glaciar do Juízo Final ou Geleira do Juízo Final) ela está localizada a oeste da Antártida e funciona como uma espécie de rolha que segura uma gigantesca camada de gelo da Antártida Ocidental.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Aquecimento do oceano Pacífico bate recorde e preocupa cientistas

Se ela se romper, uma enorme reação em cadeira vai acontecer, e o nível dos oceanos pode subir em até 3 metros em pouquíssimo tempo.

O problema

Robôs subaquáticos e outras tecnologias de monitoramento dessa geleira estão indicando que ela está derretendo de maneira muito rápida e que não está seguindo padrões normais do ambiente.

Continua depois da publicidade

Além disso, novos estudos de impacto colocam o Brasil como novo provável atingido pelas inundações oceânicas, principalmente as cidades litorâneas.

O total colapso da geleira passou das considerações de provável para muito provável, e estimativas apontam que, se nada de concreto for feito pelas autoridades mundiais, só vai sobrar a tocha da Estátua da Liberdade para fora da água, como exemplo simples dado pelos cientistas.

Os efeitos das mudanças climáticas estão cada vez mais evidentes em todo o planeta.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software