A Geleira do Juízo Final está derretendo muito rápido, alertam pesquisadores / Alexandra Mazur/University Gothenburg/Pexels
Continua depois da publicidade
Um novo estudo de um grupo de cientistas dos EUA e do Reino Unido publicado no site do projeto ITGC (International Thwaites Glacier Collaboration) e discutido no evento British Antarctic Survey (BAS) em Cambridge indica que a principal geleira da Antártida está "derretendo" muito rápido, e que aumentos brutais no nível dos oceanos, com inundações de grandes cidades, já são um perigo palpável.
Chamada de Glaciar Thwaites (Glaciar do Juízo Final ou Geleira do Juízo Final) ela está localizada a oeste da Antártida e funciona como uma espécie de rolha que segura uma gigantesca camada de gelo da Antártida Ocidental.
Continua depois da publicidade
Se ela se romper, uma enorme reação em cadeira vai acontecer, e o nível dos oceanos pode subir em até 3 metros em pouquíssimo tempo.
Robôs subaquáticos e outras tecnologias de monitoramento dessa geleira estão indicando que ela está derretendo de maneira muito rápida e que não está seguindo padrões normais do ambiente.
Continua depois da publicidade
Além disso, novos estudos de impacto colocam o Brasil como novo provável atingido pelas inundações oceânicas, principalmente as cidades litorâneas.
O total colapso da geleira passou das considerações de provável para muito provável, e estimativas apontam que, se nada de concreto for feito pelas autoridades mundiais, só vai sobrar a tocha da Estátua da Liberdade para fora da água, como exemplo simples dado pelos cientistas.
Os efeitos das mudanças climáticas estão cada vez mais evidentes em todo o planeta.
Continua depois da publicidade